CEF 03 do Gama | Exposição promove reflexão sobre identidade na família e escola

Nos últimos dias, o auditório do Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama expôs cerca de 40 desenhos produzidos por estudantes da unidade, que retrataram suas famílias de diversas formas. Mais que traços e cores, a atividade incentivou os(as) estudantes a se conhecerem e a se perceberem no contexto da família e da escola.

A atividade integra o primeiro dos quatro eixos que sustentam um projeto maior de Educação Integral CEF 03 do Gama. Segundo a proposta da escola, a busca é por “uma educação crítica e transformadora, interdisciplinar e muitas vezes transdisciplinar, que considera as dimensões física, emocional, cognitiva e sociocultural dos(as) estudantes e para isso, se apoia majoritariamente em metodologias ativas”.

Chamada de “Eu, minha família, meu mundo”, esse primeiro eixo trabalha autoconhecimento/autocuidado. A professora de Artes Mardete Sampaio, conta que a produção do desenho das famílias conclui um ciclo iniciado com a análise do autorretrato.

Professora Mardete lembra que, quando os(as) estudantes desenharam suas famílias, o que se exibiu foi a diversidade. “Existem desenhos de famílias numerosas, onde o desenho da criança reflete uma harmonia. Muitos outros desenhos de uma criança e uma pessoa. Temos muitas famílias com mãe solo, com pai solo. Famílias de tios e sobrinhos. Existe também muito a questão da ausência paterna”, diz.

Com experiência de décadas na Secretaria de Educação do DF, a docente afirma que “o desenho é uma atividade projetiva”. “Uma questão que saltou aos olhos é a primeira figura desenhada e o tamanho dessa figura. Ela acaba sendo a pessoa mais importante da vida daquela criança. E pelo desenho apresentado, a gente percebe que o pai ausente é a pessoa mais importante para aquela criança”, reflete.

O projeto desenvolvido no CEF 03 do Gama vem sendo trabalhado de forma transversal. Além da professora Mardete, estão envolvidos um professor de Matemática e duas professoras de Português. “Trabalhamos produção de textos a partir de análises de obras de autoras como Carolina Maria de Jesus, Malala, Clarice Lispector. Em Matemática, por exemplo, temos um viés de problema com conotação social. Quando falo: uma mãe solo tem seis filhos, vêm questões como: o que é uma mãe solo? De onde ela vem? Por que ela se torna mãe solo?”, explica professora Mardete.

Professora Mardete Sampaio, CEF 03 Gama

Pelo projeto do CEF 03 do Gama, outros três temas serão distribuídos ao longo dos próximos bimestres. São temas previstos no Currículo em Movimento, na BNCC e nos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e que também fazem parte da Base Nacional Comum Curricular. Após trabalhar autoconhecimento/autocuidado com o projeto “Eu, minha família, meu mundo”, serão tratados os temas multiculturalismo, Distrito Federal e Direitos Humanos.

 

Clique AQUI e veja álbum completo