CEF 02 estuda as Raízes Originárias do Brasil
Na tarde desta segunda-feira (2/9), as turmas de 6º e 7º anos do CEF 02 do Plano Piloto, na Asa Sul, assistiram a uma série de palestras sobre os povos originários brasileiros. O evento faz parte do Projeto Povos Originários – Raízes do Brasil, e trabalhou, ao longo dos últimos dois meses, informações sobre as etnias Yanomami, Guarani, Terena, Kaingang, Guajajara, Ticuna e Xavante.
No evento da segunda-feira, as crianças conversaram com o historiador Amarildo Carvalho e com o indígena Lucas Marubo. Carvalho foi à escola por indicação da secretaria de assuntos de raça e sexualidade do Sinpro. Marubo atua na Câmara Federal na parte jurídica dos direitos dos povos originários, e atua na Coordenação da Frente Parlamentar Indígena, uma importante articulação de parlamentares e organizações indígenas de todo o Brasil (municipal, estadual e nacional).
Projeto Interdisciplinar
O projeto povos originários está sendo desenvolvido há 2 meses e é voltado tanto para alunos do 6º e 7º anos quanto para os professores da escola. “A gente também precisa se formar. Buscamos de diversas maneiras trazer formadores da temática indígena, sobretudo indígenas, que trabalhassem trabalharem com os professores durante a coordenação pra gente ter respaldo teórico e prático na hora de prepararmos o conteúdo pedagógico para os alunos”, conta a professora Darc Lene Braga Pereira, uma das coordenadoras do projeto. “E, para além das sete etnias, trabalhamos também a relação dos povos originários brasileiros com a natureza e a necessidade de pensar essa existência que é a nossa própria existência”, completa Darc.
As sete etnias foram trabalhadas transversalmente nas disciplinas, junto com os professores Gabriel Martins, da disciplina CABI (Cultura Afro-Brasileira e Indígena), e Luan Guilherme Lima, de História. “Apresentamos aos alunos contos do escritor Ailton Krenak, cantores indígenas, e vários elementos indígenas da contemporaneidade”, conta a professora.
Além da palestra desta segunda-feira, todas as turmas da escola visitaram o museu dos povos indígenas e o Santuário dos Pajés, a primeira terra indígena demarcada dentro do DF, onde conheceram a história do santuário.