CEF 01 do Gama transforma realidade escolar com projeto de robótica

O Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama vem se tornando referência na área tecnológica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Desde 2023, a unidade escolar realiza o Projeto Robótica para Torneios, com o objetivo de oferecer novos desafios para alunos(as) do 6º e 7º anos. O resultado tem surpreendido professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e toda a comunidade escolar.

A ideia do projeto partiu da professora de Ciências da unidade escolar, Edneusa dos Santos Pereira, e em pouco tempo a robótica se transformou em uma ferramenta relevante no ambiente escolar: mudou a maneira como estudantes aprendem e se preparam para os desafios futuros, além de promover habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

“Quando vim para o CEF 01, em 2019, comecei a buscar verbas parlamentares para construir um espaço para projetos de robótica. No início, minha intenção era pegar um robozinho, fazê-lo virar, pegar algumas coisas, mas o projeto cresceu, assim como a procura”, comenta Edneusa.

Ela conta que, em 2021, o CEF 01 do Gama ficou em 12º na Olimpíada Brasileira de Robótica, conquistando o 3º lugar no geral com equipe, o melhor design de robô e a terceira colocação em programação. “Dois anos depois, em 2023, nosso projeto já havia ficado na 10ª posição da First Lego League Challenge, programa desenvolvido pelo SESI, com 21 equipes competindo”, comemora a educadora.

Samuel de Lima, aluno do CEF e engenheiro da equipe de robótica, entrou no projeto em 2023 e já pensa em fazer curso superior na área de tecnologia. “Depois que entrei para o projeto de robótica eu melhorei em muitos aspectos, em questões de ciências, matemática. Isso me ajudou bastante na escola.”

O pensamento é compartilhado por João Wictor Sena, programador do projeto. “Quando cheguei aqui, me encantei pela mesa, pela programação, por tudo. Hoje o projeto me ajuda no cotidiano e na minha vida escolar. Agora, com tudo que aprendi aqui, quero ser engenheiro mecatrônico”, diz o estudante.

 

Como funciona o projeto

O projeto hoje comporta 60 estudantes, que, por estágios, conhecem todas as áreas da robótica. Em seguida, passam por uma prova prática de engenharia, onde é observado em qual setor cada um pode ficar. “Como temos um espaço físico limitado, infelizmente não podemos pegar mais estudantes. Tudo que temos hoje foi graças a verbas parlamentares de deputados distritais, que nos ajudam bastante neste projeto que tem sido importante para muitos alunos”, explica Edneusa.

Para o supervisor escolar do Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama, Eduardo Henrique Barreira, falta vontade do governo para investir na educação e em projetos pedagógicos. “Sinto muito por a Secretaria de Educação não ter um projeto estabelecido neste sentido, um projeto para a educação. Tudo fica muito nas costas do professor, de correr atrás para conseguir recurso. Este projeto é uma oportunidade muito grande para os alunos, porque oferece novas capacidades e habilidades a cada um deles. Mas por conta do espaço que temos, não podemos abraçar todos que nos procuram”, lamenta Eduardo.

“Estamos participando de campeonatos regionais, nacionais e até ligas internacionais. Ainda não fomos para fora, mas já participamos de ligas internacionais com a etapa brasileira, e a intenção é expandir esse projeto. Para isto precisamos de investimento, de recursos”, diz professora Edneusa.

Edição: Vanessa Galassi

 

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