CEESAM 01 de Samambaia recebe visita dos Kamayurá

O Centro de Ensino Especial 01 de Samambaia (CEESAM 01 de Samambaia) recebeu a visita especial do povo originário da etnia Kamayurá, da Terra Indígena (TI) Parque Nacional do Xingu, localizada em Mato Grosso. A visita faz parte do projeto “Indígenas nas escolas”, idealizado pelas professoras Rosemeyre Maria Cruz de Medeiros, Claudimere Paulino e Cláudia Braga, e o professor Márcio Tenório. O projeto foi criado no CED Casa Grande do Gama em 2014.

Em consonância com o Dia 19 de Abril, o projeto reforça os ideais do Dia dos Povos Indígenas, em que, além de representar a resistência dos povos indígenas, celebra a ascensão à diversidade cultural.  “A visita às escolas elucida uma reflexão acerca das condições dos indígenas no nosso País e sobre a luta para a manutenção dos seus direitos. Os povos originários recebidos no CEESAM 01, são residentes da ONG Atini, localizada na Zona Rural do Gama, e a migração dessas quatro famílias ocorreu devido à necessidade de atendimento hospitalar de seus filhos, que nasceram com necessidades específicas”, informa a professora Rosemeyre Medeiros.

Recentemente, o CEESAM 01 de Samambaia prestou uma homenagem significativa aos povos indígenas do Xingu, em consonância com a Lei 11.645/2008. Os indígenas foram, calorosamente, recebidos na escola e compartilharam suas danças e outros aspectos culturais. Em gratidão, os(as) professores(as), orientadores(as) educacionais e funcionários(as) organizaram uma sexta-feira especial, promovendo uma ação solidária em reconhecimento à riqueza cultural dos povos originários.

Ela afirma que “a vivência ofertada [à escola] proporcionou aos estudantes e à comunidade escolar um momento riquíssimo, regado de conhecimentos que transcendem os conceitos estruturais, abordados nos livros didáticos e demarcados por essa sociedade, que [em sendo] excludente, desconhece as reais necessidades e a violência que essa população sofre”.

Rosemeyre informa, ainda, que a atividade representou um convite para conhecer a diversidade cultural indígena. “Na oportunidade, eles e elas relataram sobre suas vivências, danças, manejo e cultivo de alimentos, educação e arte, aspectos presentes na essência do povo brasileiro”, finaliza.