CEDLAN realiza 3ª edição do Encontro Francófono

 

 

Os(as) estudantes e professores(as) do Centro Educacional do Lago Norte (CEDLAN) tiveram um “banho de imersão” na cultura francesa ao participarem das rodas de conversas do 3º Encontro Francófono do CEDLAN. Nas conversas, o encontro garantiu importantes trocas culturais. O encontro foi realizado, na terça-feira (5/7), na própria escola.

 

Com o tema “Ça fait rever” (é um sonho), o encontro foi marcado pela leveza e trocas culturais. “Em uma atmosfera de sonho, devido a importância e a projeção de eventos como este, os alunos e professores puderam degustar de algumas horas de ótimas conversas, importantes trocas culturais e de um aprendizado ímpar”, informam os professores Júlio Pedro e Viviane Duarte Rocha.

 

O CEDLAN faz parte do Programa de Educação Intercultural Bilíngue (PEBI; Português – Francês) e, com esse tipo de encontro promove trocas culturais fundamentais para a promoção e o incentivo de suas práticas. “Esta edição do Encontro Francófono foi marcada pela leveza de seus participantes e um clima de sonho começou com a apresentação da estudante Maria Eduarda Caldeira Gomes, do 3º Ano, interpretando três canções em língua francesa, uma grata e inesperada surpresa que trouxe orgulho a todos os presentes”, contam os professores.

 

Júlio e Viviane relatam que Suelen de Sousa Lopes, do 2º Ano, brindou os(as) participantes com uma interpretação da canção “Anunciação”, de Alceu Valença. “Suelen com seu violão e sua voz presenteou a todos”. O evento contou com a participação do Sinpro-DF e de dois convidados internacionais: Guillaume Perche, de origem francesa e coordenador pedagógico da Aliança Francesa. E o empresário senegalês, Papa Singane Diaw. Ambos contaram suas experiências enquanto estrangeiros no Brasil e falaram sobre a relação deles com a língua portuguesa. Responderam, também, às diversas curiosidades de estudantes e professores(as).

 

“Percebia-se, no olhar de todos, que estávamos em um ‘outro lugar’, no ‘lugar do sonho’, e tudo foi possível devido a dedicação das professoras Ana Paula, de Língua Inglesa, uma das tradutoras do evento, e Maria Eugênia, de Artes, que, ao lado do professor Mário, de Matemática, e da professora Karla Reis, de Educação Física, comandaram as perguntas da plateia aos convidados”, informam. Todo o evento, segundo Júlio e Viviane, foi pensado e organizado pelas professoras Camila Chernichiarro, Ana Paula Costa, e pelo professor Daniel Guimarães. Os três são professores de Francês e montaram toda estrutura do evento.

 

“O professor da biblioteca Paulo Souza, também foi fundamental para a organização do 3º Encontro Francófono do CEDLAN. Foi a partir do convite do professor Paulo que o Sinpro enriqueceu o evento com sua participação. A diretoria do CEDLAN também participou do evento na figura da vice-diretora Isabella Araújo, que compôs a Mesa de conversa.

 

“Esse foi um dia para guardar na memória como um dia inesquecível, feliz, leve, um dia em que, entre olhares e sorrisos, pudemos ver sonhos se materializando e sonhos desabrochando. Que esses sonhos sejam cultivados e, acima de tudo, sem redundâncias, sonhados… porque ‘Ça fait rêver’”, afirmam o professor Júlio e a professora Viviane.