“Tempo de Leitura”: projeto do CED Casa Grande valoriza e estimula o hábito de leitura

“Mais livros, menos armas”. Essa palavra de ordem que marcou quase todas as manifestações de rua, entre os anos 2016 e 2022, contra o contingenciamento de recursos públicos para a Educação, expandiu seu significado e, hoje, faz parte de várias ações pedagógicas nas escolas Brasil afora. Uma das escolas que adota o livro como arma de transformação é o Centro Educacional (CED) Casa Grande do Gama, que desenvolve, desde o início deste ano, o projeto “Tempo para leitura”, do professor de Atividades e vice-diretor da escola Marcelo Capucci.

“Trata-se de uma iniciativa inovadora e inspiradora que visa a incentivar a prática da leitura entre professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais, estudantes, funcionários e funcionárias do Centro Educacional Casa Grande da CRE do Gama. Esse trabalho reconhece a importância da leitura não apenas como ferramenta de aprendizado, mas também como uma fonte de prazer, informação e diversão”, explica.

Capucci diz que essa “é uma ação pedagógica que visa a criar um ambiente propício para a imersão na leitura livre e descompromissada”. Na quinta-feira (24/8), o CED Casa Grande realizou a atividade com a comunidade escolar e, na avaliação do professor, foi mais um momento de muito sucesso do projeto.

O projeto Tempo de Leitura tem o objetivo de promover o hábito de leitura, estimular a fruição literária, criar uma comunidade leitora e desenvolver a criatividade. Para isso, Capucci criou uma metodologia prática e acessível para assegurar a participação de educandos(as) e educadores(as) do Casa Grande dividida em cinco etapas: definição de horário; preparação do ambiente; escolha de leituras; momento de imersão; e discussão e compartilhamento.

O projeto traz uma série de benefícios aos(às) participantes e à comunidade escolar, tais como o desenvolvimento do hábito de leitura, ampliação do repertório cultural, fortalecimento da comunidade escolar, estímulo à criatividade. “Em suma, o projeto ‘Tempo de Leitura – Cultivando o prazer de ler em comunidade’ é uma iniciativa inovadora e suas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais, que valoriza o ato de ler como uma atividade prazerosa, enriquecedora e transformadora”, assegura o vice-diretor.

Ele informa que, “ao criar um ambiente acolhedor e estimulante, o projeto contribui para a formação de indivíduos mais críticos, criativos e conectados com o mundo das letras. Além disso, ao reunir professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais, estudantes, funcionários e funcionárias em torno da leitura, o projeto fortalece os laços da comunidade escolar e promove uma cultura de aprendizado contínuo e partilhado”, finaliza.