CED 416 de Santa Maria adota projetos pedagógicos e supera desafios
Após anos enfrentando desafios e uma série de avaliações negativas, o Centro Educacional 416 de Santa Maria (CCMDF – CED 416 de Santa Maria) implantou diversos projetos pedagógicos em conjunto com a comunidade escolar para transformar a qualidade de ensino e melhorar a imagem da escola perante a sociedade.
Essas iniciativas têm feito da escola um exemplo de sucesso e superação. Uma das principais medidas adotadas para elevar a qualidade do ensino foi fomentar uma preocupação coletiva com a eficácia educacional, atribuindo a responsabilidade por essa qualidade não apenas às disciplinas com maior carga horária, como matemática e língua portuguesa, mas a todos os envolvidos na educação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Jades Daniel Nogalha de Lima, professor de história e atual supervisor pedagógico, com mestrado em gestão, educação e tecnologias, relata que a escola superou grandes desafios para, recentemente, alcançar boas avaliações em competições externas, como as Olimpíadas de Matemática, Ciências, Astronomia e uma boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023. “Temos nos dedicado intensamente a melhorar a qualidade da educação, e isso, sem dúvida, levou aos resultados positivos que agora se refletem na nossa nota do Ideb”, afirma Jades.
Ele conta que, em primeiro lugar, houve muita dedicação e comprometimento dos(as) professores(as) no sentido de observar e identificar as dificuldades de cada estudante de forma individual e adotar ações coletivas para superação dessas dificuldades. “Por exemplo, se percebêssemos que determinado aluno estava com dificuldade de leitura e de interpretação, a ação coletiva era para que esse aluno pudesse ler um texto de história, de geografia, e não só de língua portuguesa, e conseguisse entender que cada texto tem como objetivo o aprimoramento do conhecimento do estudante de forma pontual. Essas adequações, nas ações coletivas, fizeram com que cada estudante pudesse superar as dificuldades individuais. Acreditamos que essa foi uma ação muito importante”.
Em segundo lugar, a escola implantou uma ação que, na opinião do professor, foi crucial para transformar o ambiente violento e desmotivador da escola. “Focamos em preparar os estudantes para as avaliações externas, incluindo resoluções de questões do PAS [Programa de Avaliação Seriada] e do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Os professores passaram a trazer essas avaliações para a sala de aula, não só as da Universidade de Brasília, mas principalmente as do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], para que os alunos dos 9º e 3º Anos, e de outras séries, soubessem o que esperar dessas provas. Os alunos foram incentivados a realizar essas provas, e sem essas ações, um bom resultado seria, praticamente, impossível de ser alcançado. Além disso, esse foco em avaliações externas ajudou a combater a violência, criando um ambiente mais pacificado, engajado e motivado. Houve uma preparação coletiva do corpo docente para capacitar os alunos a lidarem melhor com essas provas, além de reforços positivos, como premiação pela participação e desempenho”, explica.
Na opinião do supervisor pedagógico, a comunidade do CED 416 também tem passado por mudanças que podem ter influenciado nos resultados da escola. Ele destaca que a escola tem recebido alunos de novas áreas, como o recente setor de condomínios Total Ville, um bairro de classe média em Santa Maria.
Violência
Jades conta, ainda, que todo esse empenho é resultado de uma sucessão de avaliações negativas da escola. “Antes da pandemia da covid-19, a escola enfrentava dificuldades pedagógicas e outros tipos de problemas, como o tráfico de drogas dentro dela e a violência externa, que repercutia internamente. Houve um enfrentamento coletivo a essas violências, com palestras, ações junto à comunidade, projetos pedagógicos desenvolvidos pelo corpo docente e pelo SOE [Serviço de Orientação ao Estudante]”.
A escola ainda enfrenta várias dificuldades que não foram resolvidas, como problemas com a infraestrutura inadequada, salas de aula superlotadas e a necessidade de atender aos alunos de diferentes níveis de ensino, já que é um CED. “A defasagem de aprendizagem no pós-pandemia fez com que muitos alunos apresentassem déficits educacionais significativos, dificultando o processo de ensino regular. Já lidávamos com a desmotivação, a falta de perspectiva e o baixo engajamento dos alunos em relação à educação, e esses problemas persistiram. Esses desafios eram enormes, e aos poucos estamos adotando projetos, palestras e trabalhando em conjunto com o SOE, corpo docente e coordenadores para levarmos os alunos a outros ambientes, oferecendo atividades externas que os motivem. Acredito que isso tem gerado resultados positivos”, destaca o professor.
Jades acredita que, aos poucos, essas dificuldades, cada vez mais, serão sanadas, porque o corpo pedagógico está voltado para unificação e alinhamento do ensino, com o envolvimento de todas as disciplinas e de todos os setores da escola em projetos pedagógicos com o objetivo de superação dos desafios. “O grande desafio é envolver toda a comunidade escolar e fazer com que todos — disciplinas, professores e comunidade — abracem a ideia de que a escola pertence à comunidade do 416. Estamos conseguindo mostrar aos estudantes que a escola é um patrimônio de todos e faz parte de toda a comunidade. Nós, professores e equipe de gestão pedagógica, também abraçamos essa comunidade, que é nossa. Dessa forma, os alunos e, por consequência, os pais e toda a comunidade, também se envolvem com a escola. Graças a esse engajamento, conseguimos uma nota no Ensino Médio que nos colocou em sexto lugar no ranking das 10 melhores escolas, junto com o CED 08 do Gama”.
A nota de destaque da escola foi 4.7, em 2023, depois de uma nota 4.0, em 2021. “Esse resultado reflete o esforço coletivo de todo o corpo docente, com cada área contribuindo com projetos para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. Além do Ideb, o CED 416 participa de várias outras avaliações externas, não com o objetivo de ranqueamento, mas para que os estudantes conheçam e entendam o que há além dos muros da escola, como destaca a disciplina projeto de vida. Os alunos são incentivados a explorar essas oportunidades, que ajudam a perceber o mundo fora da escola e a entender que o conhecimento não se limita ao ambiente escolar. A escola abre portas para diferentes tipos de avaliações e conhecimentos, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla.”, explica o Supervisor Pedagógico.
Projetos
Atualmente, o CED 416 está com vários projetos voltados para a manutenção desse conhecimento do estudante e seu aprimoramento, como o projeto NAmoral, uma parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), criado para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da honestidade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis. A escola foi contemplada, recentemente, com o projeto “Programadores de Futuro”, que é uma formação dentro da Unidade Escolar em formato de eletiva com o objetivo de formar estudantes em futuros profissionais de programação.
Há o projeto “Estrelas – Guiando o Caminho para o Sucesso”. “Trata-se de um projeto liderado pelos coordenadores da escola, para que possamos pegar aqueles estudantes que se destacam pelas notas e por sua conduta disciplinar, para que sejam monitores de outros estudantes que estão precisando de melhorar seu desempenho escolar. É uma ação em que os melhores estudantes apoiam os que estão com dificuldades acadêmicas. Ele está sendo iniciado. Há o projeto “Saindo da Rotina”, que visa retirar o aluno do ambiente escolar tradicional e, constantemente, oferecemos possibilidades para ele reconhecer a importância da aprendizagem prática por meio do contato com diversos contextos e realidades fora da escola. De alguma forma, esse projeto propõe ampliar os horizontes dos estudantes, ao mesmo tempo que promove uma educação mais holística e significativa”, informa o professor.
Outros projetos estão sendo iniciados, como o “Projeto PASso a PASso”, que surgiu para preparar os nossos estudantes para as avaliações externas, principalmente para o PAS e o Enem. Esse é um projeto que temos procurado desenvolver com as eletivas da nossa escola. Outro projeto é o “Horta e Ciência – Semeando Saberes e Colhendo Conhecimentos”, que surge com a compreensão de que a horta escolar não é apenas um espaço para cultivo de plantas, mas também uma ferramenta valiosa para promover aprendizado significativo interdisciplinar. Com ele, a escola busca unir os conceitos da horta, da ciência, do meio ambiente, para que o estudante possa explorar e aplicar os conhecimentos em diversas áreas científicas, além do desenvolvimento de suas habilidades práticas e socioemocionais.
“Dessa maneira, com o esforço de todos, estamos fazendo com que o nosso aluno entenda e perceba que a escola tem ainda muito a oferecer dentro e também fora do ambiente escolar. Com dedicação e empenho, acreditamos que o futuro reserva ainda mais conquistas e oportunidades para todos nós, é o que deseja a nossa equipe pedagógica”, finaliza.
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