CED 203 do Recanto das Emas realiza primeira Feira de Ciências

O Centro Educacional 203 do Recanto das Emas (CED 203 do Recanto das Emas) realizou sua primeira edição da Feira de Ciências, na primeira semana de agosto. Criada este ano para atender à demanda crescente de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Água Quente, 35ª Região Administrativa do Distrito Federal (RA-DF), a escola tem mais de 500 estudantes advindos do CED Myriam Ervilha do Recanto das Emas.

“A Feira de Ciência contou com a participação ativa e engajada dos e das estudantes de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio. Eles e elas protagonizaram apresentações científicas, tendo como base as temáticas relacionadas aos biomas e diversidade, conhecimentos sociais e redes de cooperação”, explica Daniely Tavares, professora de geografia e atual vice-diretora da escola, cujo diretor é Leonardo de Lima Noronha.

Ela diz que “o 1º Circuito de Ciências Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais, promovido pelo CED 203, teve seus projetos alinhados com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2024 – e com os propósitos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, que vislumbram o potencial na juventude enquanto agentes críticos da mudança social, econômica e global”.

Também explica que, “ao se apropriarem da realidade local como ponto de partida para realização das pesquisas, coleta e análise de dados, bem como interpretação dos resultados obtidos, o estudante estabelece afetivamente seus laços de pertencimento com sua própria região”. Os trabalhos apresentados tiveram como intuito promover o protagonismo dos estudantes e o incentivo ao conhecimento científico desenvolvendo habilidades de pesquisa e apresentação.

Atividades dessa natureza preparam os alunos para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais, além de orientar formas de mitigação de problemas socio ambientais da própria região, neste caso, a Região Administrativa de Água Quente.

Escola provisória 

O CED 203 do Recanto das Emas é uma unidade escolar criada este ano para atender à demanda por Ensino Médio da RA Água Quente porque o CED Myriam Ervilha deixou de ofertar essa etapa do Ensino Regular.

Mesmo sabendo da intensidade da demanda por Ensino Médio na região, o governo Ibaneis-Celina não construiu um prédio para acomodar a escola na própria RA e disponibilizar o conforto e a segurança necessários aos(às) estudantes e à equipe de trabalhadores(as) da educação.

A escola ocupa um espaço provisório dentro da área da Academia de Polícia, na Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPC), no Riacho Fundo II, com aulas para mais de 500 estudantes, que cursam os Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.  Por estar situado num espaço distante da RA Água Quente, todos os dias dez ônibus levam os(as) estudante para o Recanto das Emas e os trazem para Água Quente.

A construção de um prédio para o CED 203 em Água Quente está prevista, porém, não saiu do papel.  Importante destacar que a gestão da escola também é nova e diferente da do CED Myriam Ervilha.