CED 06 de Taguatinga Norte finaliza edição 2024 do Africanidades
Termina nesta sexta-feira (22) a semana de culminância do projeto Africanidades do Centro Educacional nº 06 de Taguatinga Norte (CED 06 de Taguatinga Norte). A culminação do projeto começou na segunda-feira (18), com a participação intensa de todas as turmas, estudantes e disciplinas, a edição deste ano, cujo tema foi “Semana da Consciência Negra: Eu sou porque nós somos”. A culminância materializa todas as atividades realizadas na unidade escolar para o Mês das Consciência Negra.
“A participação dos estudantes foi fundamental para a realização do projeto, pois, a partir das vivências da comunidade, puderam contextualizar a proposta do projeto à realidade da comunidade. Dentre os pontos abordados temos as questões culturais, históricas, científica dos povos afrodescendentes”, afirma Marçal Ponce Leones, professor de geografia e supervisor pedagógico da escola.
Ele explica que “o objetivo central do Projeto Africanidades é fomentar a sensibilização e a apreciação das culturas africana e afro-brasileira entre os estudantes, estimulando o reconhecimento da diversidade cultural e o pensamento crítico acerca das identidades étnicas e raciais no Brasil”.
Histórico
Jailton Kalludo, professor readaptado do CED 06, com formação acadêmica em história, filosofia, sociologia e jornalismo (parolímpico), informa que o Africanidades está no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola há mais de 10 anos. “Desde 2002, todo o corpo docente está envolvido na realização do projeto Africanidades. Os(as) professores(as) ajudaram na construção e na consolidação do projeto e o mantêm em constante atualização”.
Ele conta que começou com a professora Roseli e participação de outros(as) professores(as) que, como Roseli, já estão aposentados(as). O professor Jailton assumiu a produção, em 2002, quando ele ingressou na escola. “Eu administrava aula de filosofia, sociologia e história. Na ocasião, me interessei pelo tema da cultura africana e, com isso, a comunidade escolar – professores(as), gestores(as) – gostaram da ideia e, a partir disso, iniciamos um trabalho anual com culminância em novembro sobre africanidades”.
“Com isso, professores e professoras das outras disciplinas se interessaram, apesar de que algumas vezes houve resistência por parte de alguns(as) professores(as) por questões religiosas ou até ideológicas, mas todos e todas foram se adequando com o PPP e a logística da escola. O projeto também contou com o apoio de toda a comunidade escolar e até com patrocínios. Assim, de 2002 para a frente, realizamos o projeto Africanidades”, conta Jailton.
Ele explica que, nesse percurso, alguns(as) professores(as) trabalhavam até o semestre inteiro para quando chegasse a época do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data que até então não era reconhecida como feriado nacional, para realizar a culminância do projeto.
“Assim, o CED 06 se tornou vanguarda nas comemorações, celebrações e realização do projeto com conclusão nesta data. Além disso, a escola se tornou protagonista e referência nas reivindicações por direitos das pessoas negras e, depois, introduzimos a questão da mulher negra e, posteriormente, adicionamos a questão da mulher e do homem negros com deficiência. Crescemos. Ampliamos temas. Contamos com participantes e com a comunidade escolar, como a família. Hoje temos um projeto consolidado em que, todo ano, o CED 06 trabalha, nos três turnos, a temática da africanidade no mês de novembro”, afirma o professor Jailton.
No início, a temática do projeto era trabalhada em apenas três dias. Atualmente, é trabalhada em quase todo o mês de novembro. Alguns professores e professoras ampliam esse repertório e atuam com a temática da africanidade no semestre inteiro dentro da lógica cultural, econômica, filosófica, sociológica e antropológica.
“Isso que é a Africanidades do CED 06, que envolve todos(as) os professores(as), todas as disciplinas, todos(as) servidores(as), funcionários(as) terceirizados, estudantes, pedagogos(as), comunidade. Hoje, o projeto Africanidades é globalizador, de inclusão de todos, todas e todes. É um grande projeto que está no PPP da escola”, finaliza o professor Jailton.
Confira fotos da edição deste ano do projeto: https://www.facebook.com/share/p/1G9bwGC3iG/