CED Stella faz lançamento de livro “Cartas para adiar o fim do mundo”
O Auditório do CED Stella dos Cherubins recebeu no dia 13 de agosto o lançamento do livro “Cartas para adiar o fim do mundo”, organizado pelo Núcleo de estudos, organização e difusão do conhecimento sobre literatura marginal (NEOLIM/FUP-UnB) e Instituto Poesia nas Quebradas.
O livro é resultado de quatro encontros com oficinas de escrita criativa, literatura marginal e produção de ciência que ocorreram no campus UnB-Planaltina, e teve a participação de 65 bolsistas do Distrito Federal e Entorno, com bolsas de ensino médio, de graduação e do socioeducativo. A cerimônia contou com a presença de egressos e estudantes da instituição que participaram da publicação que homenageia o filósofo e escritor indígena Ailton Krenak.
Entre os escritores presentes destacam-se: Hallana Alexya, Izabella Negreiros, Mickaela Rezende, Natan Morais, Gabriel Santana, Andrey Alexandre, Barbara de Jesus, Mariane Vidal, Eduardo Negreiros, Matheus Souza, Sabrina Barbosa, diretamente ligados ao CED Stella dos Cherubins, e as convidadas externas Amparo de Sousa e Joelma Melo.
Também esteve presente ao lançamento do livro o professor e escritor Xiko Mendes, que representou a biblioteca da escola fazendo um trabalho de resgate da instituição de ensino como potencializadora da escrita, contando com seis publicações com textos estudantis, entre eles recebe destaque o livro: “A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental do DF: Uma Mensagem para o Futuro”.
Além do lançamento dessa coletânea, o evento, organizado pela coordenadora da biblioteca, Marlei Alves, e a coordenadora Liuzia Maria, com suporte da vice-diretora Vanessa Lima, lançou um novo edital interno, organizado pelas professoras Jhenifer Emanuely Rodrigues dos Santos e Giulia Cláudia Farias do Vale.
Esse projeto terá arte escrita e arte visual, e a ideia é incentivar os e as estudantes da instituição a participarem da coletânea: “Vozes periféricas: escritas e vivências raciais da juventude na escola”. O tema dos trabalhos será “Racismo, desigualdades e discriminações raciais e valorização da história negra brasileira”. Será desenvolvido em parceria com o Edital Realize e o Coletivo Papo Reto-DF, com previsão para lançamento no mês da consciência negra, em novembro.
(Com informações da professora Jhenifer Emanuely Rodrigues dos Santos)