CED Stella de Planaltina lança projeto Baú das Artes, que irá escrever um livro

O CED Stella Cherubins Guimarães Trois, em Planaltina, lançou, nessa segunda-feira (17/4), o projeto do livro que será a culminância da atividade pedagógica intitulada Baú das Artes – Pedra Fundamental. O lançamento dessa fase do projeto ocorreu no auditório Anjos Cênicos, da própria escola. A atividade contou com a presença da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), do professor historiador Robson Eleuterio e de representantes do deputado distrital Gabriel Magno (PT), do administrador de Planaltina, da Coordenação Regional de Ensino (CRE), e do ECOMUSEU, dentre outras personalidades. Confira no Facebook do Sinpro o álbum de fotografias do evento.

 

A escola planeja lançar o livro em agosto deste ano. Por isso que a escritura do livro já vem sendo realizada desde o início de março deste ano e envolve as disciplinas história, a eletiva “Planaltina e suas peculiaridades”, bem como português, abrangendo redação e escrita criativa. Os(as) professores(as) das referidas disciplinas estão trabalhando com oito turmas, fazendo visitas técnicas na parte histórica da cidade, realizando palestras com pessoas de diversas áreas, como astronomia, geografia, povos originários

 

 Projeto centenário Pedra Fundamental foi realizado na ocasião das comemorações do centenário da Pedra Fundamental de Brasília no ano passado. A Pedra Fundamental de Brasília foi instalada no Morro do Centenário, em Planaltina. O obelisco foi construído como monumento arquitetônico para lançar a construção de Brasília e foi assentado no local em 7/9/1922.

 

Atual coordenadora da escola, a professora de matemática Mara Müller explica que a realização do projeto Baú das Artes em 2023 está relacionado com as atividades de 2022. “No ano passado, fizemos um projeto de comemoração do centenário da Pedra Fundamental de Brasília com várias atividades pedagógicas intitulado Baú das Artes – Pedra Fundamental, como um concurso de redação, passeio ciclístico, visita técnica à Pedra Fundamental contando a parte histórica, encontros com os estudantes registrando de que forma, como e por que a Pedra Fundamental da construção do Distrito Federal foi instalada em Planaltina-DF”, conta.

 

No ano passado, além dessas atividades, a escola enterrou a “Cápsula do Tempo” na área do obelisco, a qual será aberta em 2122, daqui a 99 anos. “Com isso, o projeto Baú das Artes, cujo criador foi o professor e historiador Robson Eleutério, tem subsídios para que este ano a gente escreva o livro sobre as comemorações para ter um registro histórico delas”, informa a professora.

 

Projeto pedagógico: a realização de um livro

 

“O livro terá cinco capítulos com participação dos estudantes com uma página nos quatro primeiros capítulos. O quinto e último capítulo será todo da escola. Ou seja, a escola vai escrever o quinto capítulo todo, relatando como surgiu toda a comemoração do centenário em 2022”, informa Mara Müller.

 

Ela afirma que este projeto só está sendo possível porque contou com o apoio da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e do deputado distrital Gabriel Magno (PT). “Eles estão na parte de apoio financeiro para que a gente consiga visitar os locais necessários, realizar as palestras e os estudantes ficam mais informados e adquiram mais conhecimento”, finaliza.

MATÉRIA EM LIBRAS