CED Stella dos Cherubins homenageia professor por 20 anos do projeto Anjos Cênicos

O pátio central do CED Stella dos Cherubins, em Planaltina, ficou cheio na manhã de quarta-feira (06/12), quando o professor Donne Pitalurgh foi homenageado pelos 20 anos de Anjos Cênicos, projeto que ele desenvolve na escola.

“É muito difícil a gente ter uma sequência em projetos quando se muda muito de professor. Então são 20 anos conseguindo segurar este mesmo projeto em sala de aula e em todo este período ele ainda marca as vidas dos estudantes. Tivemos alguns relatos de alunos que fizeram teatro neste ano, e que também fizeram nos anos de  2004, 2008 e 2014”, diz Mara Müller, coordenadora da escola. 

Ela diz que alguns testemunhos muito foram emocionantes, inclusive de uma ex-aluna que pensava em se matar, pois ela “já tinha perdido o sentido da vida, mas com o trabalho que ele estava fazendo, ela voltou a ver razão em viver. Ela disse que lembra até hoje o quanto foi grandioso esse trabalho que ele desenvolveu, que fez com que ela saísse do mundinho isolado que estava e ampliou os próprios horizontes, porque ela começou a se comunicar com as pessoas, o que inclusive facilitou para a vida profissional dela também”.

De acordo com Mara, “Donne a cada ano tem que se renovar, não consegue aplicar as mesmas técnicas, modificar para buscar, conquistar e convencer o estudante de que ele é capaz de fazer artes cênicas, sim, então é um trabalho muito bacana que ele faz e o resultado é diferente a cada ano e nos impressiona sempre que a gente assiste”.

Donne Pitalurgh afirma que “a celebração dos 20 anos do projeto Anjos Cênicos, feita pela escola, me deixou imensamente feliz pelo reconhecimento do trabalho. Fiquei muito emocionado com os depoimentos, pois eles me deram a certeza de que todo esforço para se construir uma escola pública de qualidade e solidária não é em vão. Mas, principalmente, porque é um trabalho partilhado, feito por muitas cabeças e mãos, e que sempre contou com enorme engajamento por parte dos estudantes. Se não fosse assim, não duraria tanto tempo. Portanto, só posso agradecer a direção da escola, a supervisão, a coordenação, os servidores e aos alunos por esta parceria”.

Anjos Cênicos é composto por apresentações teatrais por várias turmas com textos escritos pelo professor. A proposta é interdisciplinar, partindo de músicas, dança, teatro de sombras, poemas e várias outras linguagens, abordando assuntos sugeridos por disciplinas que vão desde História, Língua Portuguesa e Sociologia, até Espanhol, Matemática e Química. O teatro fortalece a autoestima dos(as) alunos(as) e melhora a comunicação e segurança deles para falar em público. Desde 2003, cerca de 10 mil adolescentes já participaram do projeto na escola.

Para ver as fotos no álbum do Facebook do Sinpro, clique aqui.