CED Darcy Ribeiro celebra aprovação de 29 estudantes no PAS e vestibular da UnB
O Centro Educacional Darcy Ribeiro, localizado no Paranoá, está em festa pela conquista de 29 de seus(as) alunos(as) que foram aprovados para ingressar no ensino superior na Universidade de Brasília. Dos(as) 51 estudantes que se submeteram às provas para admissão na UnB, seja pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada) ou pelo Vestibular, um expressivo 23,5% poderão cursar o ensino superior. A direção do CED atribui o sucesso ao empenho dos(as) estudantes que acreditaram em si mesmos, nas possibilidades de futuro e se dedicaram aos estudos.
Com um histórico consistente de aprovações desde a implementação do projeto Pré-PAS e Pré-Enem, coordenados há oito anos pelo professor de Matemática e supervisor pedagógico, Vinicius Elias da Costa, a escola lamenta que 17 alunos(as) não puderam participar do vestibular devido a atrasos pela UnB na aprovação da documentação necessária para obter a isenção da taxa de inscrição.
Antes da pandemia, o CED chegou a aprovar mais de 45 estudantes em apenas um vestibular da universidade. “A pandemia, sem dúvida, também afetou os alunos, reduzindo o sentimento de pertencimento. Além disso, a implantação do novo sistema de ensino médio também prejudicou o ensino”, explica a diretora do Darcy Ribeiro, Aldeneide Conceição dos Santos Rocha, sobre a queda no histórico de aprovações, além do problema com as inscrições.
Ao longo do ano os alunos puderam participar também de atividades esportivas, artísticas e culturais. O CED mantém parcerias com Organizações Não Governamentais e instituições que apoiam atividades em período integral, além da formação dos estudantes. Eles(as) têm acesso a aulas de hip hop, capoeira, música, dança e fotografia. Algumas dessas atividades ocorrem na Escola Superior de Defesa, que cede espaço físico e fornece monitores para práticas esportivas como tênis, vôlei, natação e futebol. O Centro também tem a colaboração da Escola Nago de Capoeira, a ONG Ubuntu, e já recebeu palestras da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “Procuramos oferecer o máximo possível de projetos e atividades para que os(as) alunos(as) possam descobrir suas potencialidades de maneira diversificada, respeitando as diferenças e as minorias”, afirma a diretora.
Ela destaca que o projeto político-pedagógico da escola visa acolher os(as) alunos(as) por meio do desenvolvimento de atividades que promovam o sentimento de pertencimento à sua própria história, permitindo que vislumbrem os desafios e as oportunidades que se apresentam. O respeito à diversidade, às diferenças e às minorias é fundamental para o ensino na comunidade escolar. “Temos alunos(as) de diversos países, alunos(as) indígenas. Trabalhamos para ressaltar as diferenças e o respeito às minorias, mostrando que todos devem ser respeitados, todos têm seu valor, todos têm suas potencialidades”, explica.
Para ela, é essencial que os(as) estudantes acreditem em suas próprias possibilidades. “Independentemente do turno, se eles(as) estiverem dispostos a se esforçar, estudar, buscar ajuda, a escola está aqui para isso. Para acolher, orientar e criar oportunidades para que alcancem seus objetivos. Não diremos a eles o que devem fazer, diremos que podem chegar onde desejarem e estaremos aqui para ajudar. Essa é a principal missão da nossa escola”, destaca a diretora.
O Centro Educacional tem 1.300 estudantes, sendo 270 deles(as) do ensino médio. Criada no mês de falecimento do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, político e professor Darcy Ribeiro, a escola foi inaugurada em 22 de fevereiro de 1997, por demanda da comunidade local no programa “Orçamento Participativo”. O nome do CED foi sugestão de um aluno da comunidade escolar.
Esta reportagem está aberta a atualizações. Se você é diretor(a) de escola de ensino médio e seus estudantes foram aprovados nas universidades, envie um e-mail para imprensa@sinprodf.org.br