CED 416 de Santa Maria coloca a Sociologia em ação

O ensino de temáticas de Sociologia de forma interdisciplinar motivou professores(as) do Centro Educacional 416 de Santa Maria a criarem o Sociologia em Ação. O projeto, criado em 2022 pela professora Maria Lucia Alves, traz como objetivo inaugurar a Galeria Prof. Eduardo Reis, que teve a colaboração das professoras Sinara – Português, Gabriela – Artes e do professor Adrião – Sala de Recursos. O evento ainda contou com a presença do diretor do Sinpro Hamilton Caiana e de estudantes da unidade escolar.

Tudo começou com o desenvolvimento das temáticas da Sociologia com outras áreas do saber e, de mãos dadas com Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Sala de Recursos, surgiu a ideia da Galeria, com o intuito de valorizar as produções dos(as) estudantes, dando a oportunidade para que possam apreciar e contemplar os trabalhos dos(as) discentes. A galeria Professor Eduardo Reis vai referenciar, de forma horizontal, as obras que forem produzidas e/ou inspiradas pelos(as) estudantes do CED 416 de Santa Maria.

Para a professora de Sociologia Maria Lucia Alves, o objetivo da Galeria é dar protagonismo e representatividade aos(às) estudantes por meio de obras, trabalhos e outras produções artístico-literárias, quando a mediação do(a) professor(a) favorece a criatividade e a espontaneidade discente. “É uma galeria que renova os trabalhos dos estudantes e ao fim de cada ano letivo será contemplado com uma exposição. Consequentemente, no próximo ano tudo recomeça com novas produções e projetos. Além disso, a Galeria também ficará ao alcance da comunidade local para a exposição e/ou divulgação de produções artístico-literárias”, ressalta.