CED 4 do Guará participa do Projeto Rondon 2023

O Centro Educacional 4 do Guará foi palco do Projeto Rondon 2023. O projeto de integração social é coordenado pelo Ministério da Defesa e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, possibilitando a ampliação do bem-estar da população. O Projeto Rondon realizou 87 operações, entre 2005 e 2022, e atendeu um total de 1.272 municípios em quase todos os estados brasileiros.

No dia 27 de junho, estudantes da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação da professora Sílvia Ribeiro, realizaram uma série de oficinas temáticas com alunos(as) do CED 4, promovendo o debate sobre vários temas, exemplo de Mídias sociais, cultura e cidadania; Formação cidadã para superação da violência; e Saúde. Coordenadora da proposta da UnB, Sílvia afirma que o Projeto Rondon é uma grande oportunidade para a formação discente. “O aluno atua diretamente na comunidade, conduzindo oficinas de diferentes temas, sempre voltadas à formação de multiplicadores locais. A troca de saberes, de forma dialógica, está presente em todo processo, ampliando a visão de todos os participantes das atividades”, explica.

Rogerio Nunes Passos, diretor do Centro Educacional afirma que os(as) alunos(as) foram muito beneficiados, uma vez que puderam ter acesso a informações importantes para o dia-a-dia. “Para os alunos o projeto é muito importante pelo fato de terem contato com um tipo de conhecimento que envolve a vida social, cultural e acadêmica deles. Quando você traz este projeto para a escola, acaba fazendo com que o aluno tenha uma relação melhor com a comunidade acadêmica, propiciando a ideia de que estes estudantes podem ter acesso ao ensino superior, o que pode melhorar a qualidade de vida de cada um deles”, salienta.

Para os participantes do Projeto Rondon, tanto o projeto quanto a extensão proporcionam ao estudante uma oportunidade única de aprender a lidar com a sociedade fora do ambiente acadêmico, o que resulta em aprendizado mútuo.