CED 15 de Ceilândia premia vencedores do XIV Festival de Cinema

O auditório da UnB/Ceilândia esteve em clima de Oscar no último dia 14 de dezembro. Subiram ao palco os vencedores e as vencedoras do XIV Curtas 17, o Festival de Cinema do Centro Educacional 15 de Ceilândia.

Foram premiadas 15 categorias entre roteiro, melhor ator, melhor atriz e, claro, melhor filme. O principal ganhador da noite foi “Silêncio das Rosas”, que aborda a temática da violência contra as mulheres. O curta levou os prêmios de melhor filme, curtida da galera (júri popular), melhor maquiagem, além de melhor ator e melhor atriz.

Também teve destaque o curta “O Último Conflito”, que levou os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz e ator coadjuvante.

O diretor do CED 15 de Ceilândia, Anderson Pereira de Souza, conta que todos os filmes do festival trabalham as obras abordadas no PAS. Neste ano, o Programa de Avaliação Seriada da UnB reuniu obras como a pintura Noite Estrelada, de Van Gogh, e a música Cota Não é Esmola, de Bia Ferreira.

Apaixonado por cinema e pela educação, professor Anderson conta que o momento do Festival – e da premiação – é esperado pelos estudantes desde o início do ano. “Eles, muitas vezes, nem querem saber se é um trabalho valendo nota ou não. Eles querem produzir a obra”, conta, e mostra entusiasmo ao dizer que, neste ano, cerca de 120 estudantes participaram do projeto. “Os alunos chamaram pai, mãe, familiares. Foi muito bonito”, lembra o professor, emocionado.

Anderson de Souza conta que, no CED 15 da Ceilândia, cerca de 80% do processo avaliativo dos estudantes do noturno é fundamentado em projetos coletivos, como o Curtas 17. “A gente procura ter um olhar voltado às inteligências múltiplas. Com isso, conseguimos despertar nos estudantes processos como protagonismo, trabalho em equipe, aspectos culturais, tecnologias. Sem falar na questão da autoestima, que é muito valorizada”, explica.

O diretor do Sinpro Luciano Matos esteve presente na premiação do Festival, e destacou a importância do projeto. “Cinema é muito mais que entretenimento, é uma ferramenta pedagógica. Projetos como esse no CED 15 da Ceilândia ampliam horizontes dos estudantes. É uma iniciativa interessantíssima, e que pode ser aplicada também em outras unidades escolares”, avalia.

O Curtas 17 foi idealizado em 2011, pela equipe gestora e corpo docente noturno do Centro Educacional 15 de Ceilândia, quando a escola ainda era CEF 17 de Ceilândia – daí a origem do título do projeto, um tributo à história da escola. O projeto é desenvolvido apenas no turno noturno, alcançando todas as séries e envolvendo todas as disciplinas.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DO EVENTO NO FACEBOOK