CED 11 de Ceilândia escolhe seus representantes com urnas eletrônicas
No dia 29 de maio, 36 urnas eletrônicas fizeram seu já clássico barulhinho de “pilili” no CED 11 de Ceilândia. A escola contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Brasília (TRE-DF), em parceria com a SEE-DF, para a eleição dos e das representantes das turmas do 6º ao 9º ano.
É a primeira vez que uma escola da rede pública do DF escolhe seus representantes com o uso de urnas eletrônicas. Os números da escola não são baixos: um total de 700 estudantes escolheram 18 representantes de turmas dentre 54 candidatos e candidatas. A votação ocorreu no turno da tarde, entre 13h e 15:30 e os resultados foram divulgados no mesmo dia.
A direção da escola aproveitou a ocasião para que os e as jovens da escola tivessem a oportunidade de vivenciar um processo de participação democrática, e uma eleição nos moldes das eleições brasileiras – e, assim, provocar o senso de cidadania e responsabilidade social, ao entenderem as consequências de seu voto na comunidade em que convivem – ainda que essa comunidade seja a turma da escola.
A vivência do sistema eleitoral foi intensa: com esse trabalho, os alunos e as alunas participaram do processo eleitoral como mesários, candidatos e eleitores – e foram responsáveis pela operação das urnas eletrônicas.
“As eleições para representante de turma são uma forma de empoderar nossos estudantes, dando-lhes a chance de terem voz ativa em questões importantes relacionadas à sua vida escolar. Além disso, essa iniciativa contribui para promover valores democráticos e cívicos entre os jovens”, explica o diretor Kico Gadelha.