CED 08 do Gama mostra a voz e a expressão dos estudantes

Quando o assunto é o incentivo para que os(as) estudantes busquem o protagonismo, o Centro Educacional 08 do Gama tem propriedade. Com o objetivo de estimular e desenvolver o protagonismo estudantil, a escola realizou o projeto Lélia González, atividade realizada dentro da culminância dos conteúdos produzidos pelos(as) alunos(as) durante o ano letivo.

O projeto se coloca em um contexto multiseriado via referências interseccionais e transdisciplinares nas áreas de artes, filosofia e literatura. Em um trabalho intercalado entre a leitura dos livros Erguer a voz e Tudo sobre o amor e experimentações de som e movimento, o que entra em tela é a própria interpretação dos estudantes sobre temáticas raciais, de gênero e classe a partir de seus próprios corpos. Vale lembrar que alguns ainda manifestam os efeitos da reclusão da pandemia, tais como crises de ansiedade, depressão e agravamento de transtornos.

Os resultados das oficinas foram apresentados na Semana da Consciência Negra do CED 08 e no XIII Fórum da Orientação Educacional do DF. O projeto foi coordenado pela orientadora educacional Meiriellen Bastos Monteiro e pela professora de Filosofia Rebecca Reseck Dias. Também integraram o apoio as coordenadoras Raquel Ornelas e Laíse Santos.