CED 02 de Taguatinga Sul realiza debate sobre o fotolivro “Maria Luiza, lugares, contextos”

O Centro Educacional 02 de Taguatinga Sul (CED 02) realiza, nesta sexta-feira (3), o debate sobre o fotolivro do fotógrafo Diego Bresani e o documentário do cineasta Marcelo Díaz ambos intitulados “Maria Luiza, lugares, contextos. O debate será no auditório da escola, às 9h, aberto ao público e com a participação de Bresani, Díaz e da própria Maria Luiza – a primeira transgênero militar da Força Aérea do Brasil (FAB).

 

Em entrevista para o Sinpro-DF, Diego Bresani afirma que “a escola é sem dúvida o lugar mais importante hoje para a gente trabalhar e levar temas importantes, discussões relevantes no Brasil hoje. Um Brasil que está cada vez mais extremista, intolerante. O Brasil é o país que mais mata população LGBTQIA+ do mundo. Então, por se o país que mais mata essa população é necessário, urgentemente, uma educação, um trabalho com as novas gerações”.

 

Ele explica que, justamente por isso, “é importante a gente abordar, e a gente vai abordar, principalmente, a partir do documentário do cineasta Marcelo Díaz, que passou 10 anos acompanhando Maria Luiza, e acompanhou a história de luta e de vida dela para tentar existir num Brasil intolerante, a partir do momento que se assumiu publicamente como mulher transgênero”.

 

O fotógrafo diz, ainda, que a fotografia surge a partir do filme para documentar esse momento da Maria Luiza para ela mostrar e contar sua própria história. “A partir daí, o livro nasce. Por isso é interessante colocar isso na escola porque é o registro do momento em que a Maria Luiza decide mostrar e contar sua história para o Brasil e deixar isso registrado. O melhor lugar para falar sobre isso é na escola, que é o lugar de formação, que é o lugar onde a gente precisa, justamente, tentar curar o Brasil dessa intransigência, dessa intolerância, que existe há tanto tempo e que, ultimamente, tem sido muito reforçadas”.

 

No entendimento do Sinpro, a importância desse debate extrapola a preocupação com a defesa dos direitos LGBTQIA+ e o debate de gênero e alcança o ideal freireano de que a escola é um dos principais lugares da “pedagogia da mudança”. Na obra “A educação na cidade”, o educador Paulo Freire ensina que “não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua própria história”.

 

Assim, a escola é o locus da transformação do mundo para melhor. Maria Luiza Silva é a primeira militar da Aeronáutica a passar pela cirurgia de redesignação de gênero no Brasil e também irá participar, juntamente com Díaz e Bresani, do debate, realizado com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

 

Fotolivro

O fotolivro “Maria Luiza, lugares, contextos” é resultado de um ano de trabalho do fotógrafo Diego Bresani que acompanhou, a convite do documentarista Marcelo Diaz, a vida diária da militar hoje aposentada. Antes do processo de redesignação de gênero, Maria Luiza foi mecânica de aviação por 22 anos na Força Aérea. Ao revelar-se transgênero, foi afastada do trabalho e teve seus direitos negados. Em 2021, quase 20 anos depois de ser afastada compulsoriamente pela Aeronáutica, o Supremo Tribunal de Justiça reconhecer que a militar sofreu discriminação e confirmar seu direito a receber a aposentaria na patente de subtenente.

 

Através de um olhar atento e sensível, Diego Bresani considera este um marco em sua carreira como fotógrafo. Ele traz para o fotolivro, que ainda contou com a consultoria curatorial de Bárbara Wagner,  a profundidade e a poesia que o tema exige. A publicação só foi possível graças aos mais de sete anos de uma extensa pesquisa realizada pelo cineasta Marcelo Díaz para o documentário “Maria Luiza”. Aproveitando da confiança que Marcelo possui com Maria Luiza e desenvolvendo uma forte cumplicidade com a personagem, Bresani documentou momentos importantes de sua vida solitária. Como uma viagem à sua terra natal, Ceres-GO. A visita a sua primeira escola, a primeira casa ou uma plantação de milho onde se camuflava para fazer do milho, bonecas e sua inspiradora visita ao mar.

 

Os vários dias que o fotógrafo passou no apartamento de Maria Luiza fizeram Bresani perceber os pequenos detalhes que, à primeira vista, passariam despercebidos. Como ver que Maria Luiza guarda os calendários de todos os anos desde quando começou o processo de transgeneridade, ou ainda perceber que apesar de ser muito religiosa, Maria Luiza guarda revistas de Ovnis. Que no café́ da manhã̃, ela organiza meticulosamente suas bolachas em formato de âncora de barco. Ou ainda que é uma excelente desenhista e colecionadora de pequenos objetos ordinários como ligas para amarrar pamonha.

 

Sobre o fotógrafo: Diego Bresani

 

Diego Bresani é fotógrafo e diretor de Teatro, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2006. Trabalha com fotografia profissionalmente desde 2001. Já teve retratos publicados em meios de comunicação como New York Times, The Guardian, Paris Match, Revista Cult, Revista GQ, Rolling Stones, entre outras. Estudou retrato em Grande Formato no ICP International Center of Photography em Nova York. Há anos vem se especializando e fazendo retratos.

 

Em 2014 sua série “Ao Lado” foi a vencedora do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Sua série de retratos “Super-heróis das Superquadras” foi selecionado para o Situações Brasília 2014. No ano de 2015 fez sua primeira exposição individual – Tuer/Matar – em Brasília. No ano de 2016 fez uma grande exposição individual com curadoria de Matias Monteiro na Galeria Athos Bulcão em Brasília. A exposição intitulada – Respiro: retratos 01 – Reunia um recorte de mais de 180 retratos realizados ao longo de sua carreira de mais de 10 anos. Teve trabalhos selecionados nas duas últimas edições do Prêmio Transborda de Arte Contemporânea, prêmio mais importante de artes visuais de Brasília. Atualmente trabalha em Brasília. Sua pesquisa atual constitui uma experimentação com as fronteiras entre a fotografia documental e a encenação.

 

 

Serviço:

Evento: debate sobre o processo de criação do documentário e do fotolivro

Tema: “Maria Luiza, lugares, contextos” – fotolivro de Diego Bresani

Debatedores: Diego Bresani, Marcelo Díaz e Maria Luiza da Silva

Quando: 3 de junho, sexta-feira, às 9h

Onde: Auditório do Centro Educacional 2 de Taguatinga – QSA 24/25, Taguatinga Sul, Brasília

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos