CED 01 do Itapoã implementa Terapia Comunitária Integrativa
Diante de várias demandas de dor e sofrimento dos(as) estudantes, pontos que afetam diretamente a questão pedagógica, duas professoras do Centro Educacional 01 do Itapoã implementaram a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) na unidade escolar. A partir dos relatos de alunos(as) e até mesmo dos(as) educadores(as), as professoras Cláudia Simone Ferreira e Alice Câmara começaram a fazer rodas de terapia.
O objetivo foi criar um espaço de partilha e de escuta de inquietações do cotidiano e daquilo que traz sofrimento. Em formato de roda, os(as) participantes se reúnem e partilham problemas e soluções, conquistas, superações e fortalecem a autoestima e o autoconhecimento. “A terapia comunitária é um instrumento de construção de redes solidárias. É uma prática integrativa de saúde reconhecida pelo SUS. Foi criada pelo psiquiatra, antropólogo, teólogo e terapeuta em família, Dr. Adalberto Barreto, que juntou o saber científico com o saber popular”, explica Cláudia Simone, complementando que a prática está presente em vários países. “Dividir sentimentos com os(as) outros(as) ajuda a diminuir a ansiedade. Quem fala, cura”.
Casos de violências e de abusos fazem parte da rotina de alguns estudantes. “Percebemos que os nossos estudantes passam por muitas situações difíceis, com depressão, ansiedade, automutilação, abusos de toda espécie, e esta foi uma forma que encontramos para acolhê-los e onde serão escutados, tendo a oportunidade de encontrar uma saída para todos estes problemas”, comenta a professora Alice Câmara.
A Terapia Comunitária Integrativa acontece toda quinta-feira, às 10h30, no horário contrário às aulas.