Sinpro participa do 15º CECUT e celebra 40 anos da Central

Há quatro décadas o Sinpro participa dos Congressos Estaduais da CUT-DF (CECUT) como uma das entidades sindicais protagonistas na elaboração de políticas e lutas em defesa da classe trabalhadora na capital do País. Este ano, o sindicato se une, mais uma vez, às outras entidades filiadas para comemorar os 40 anos da Central.

Com 103 delegados(as) efetivos(as) e 31 suplentes, o sindicato participa do 15º CECUT, entre os dias 18 e 20 de agosto, destacando a importância da central na organização da classe trabalhadora no Brasil e, sobretudo no Distrito Federal, local em que trabalhadores(as) dos setores público e privado enfrentam o governo Ibaneis Rocha (MDB), que segue a desastrosa linha econômica conservadora e neoliberal, ou seja, adota uma pauta antissocial, que está sempre buscando retirar direitos trabalhistas, sociais e até humanos para se apropriar dos recursos financeiros do Estado indevidamente e privatizar serviços públicos duramente conquistados.

Vale lembrar que tanto a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) como a Câmara dos Deputados têm uma maioria de parlamentares, eleita em 2022, que também segue a linha neoliberal-conservadora e usa esse perfil econômico para legislar em causa própria, trazendo, o tempo todo, pautas prejudiciais à educação pública e à classe trabalhadora. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, o deputado Arthur Lira (PP-AL) insiste, diariamente, em colocar, na ordem do dia, a reforma administrativa para aprofundar retiradas de direitos e, ao mesmo tempo, com isso, privatizar serviços e transformar o Estado em um negócio privado de empresários que financiam os políticos da bancada do centrão.

Esses e outros problemas graves precisam de um enfrentamento à altura e é um dos principais confrontos que fazem parte da luta e da resistência cotidiana da classe trabalhadora. O sucesso das lutas depende de uma central sindical forte. Daí a importância da participação da nossa e das demais categorias na CUT-DF e na organização da classe trabalhadora na capital do País. Não há dúvidas de que a nossa participação e unidade é fundamental para assegurar conquistas, impedir retrocessos e avançar para a emancipação e aquisição de novos direitos.

“O 15º CECUT é uma das ocasiões de fortalecimento dessa luta e preparação para o Congresso Nacional da CUT Brasil (CONCUT). O Sinpro participará do 14º CONCUT e, nessa etapa, o nosso sindicato materializa sua participação nas lutas da classe trabalhadora de forma nacional e ampliada com 34 delegados e delegadas. A etapa nacional acontecerá em outubro de 2023, em São Paulo”, informa Fernando Reis, diretor da Secretaria de Organização e Informática do Sinpro-DF.

 

Confira a seguir matéria da CUT-DF sobre o 15º CECUT:

 


 

CECUT 2023 celebra 40 anos da Central e conta com programação diversa

 

Na programação, painéis temáticos sobre o mundo do trabalho, debates sobre a conjuntura local e nacional, além da aprovação do Plano de Lutas e eleição da nova diretoria da CUT-DF para o quadriênio 2023/2027

 

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, a CUT-DF realiza o Congresso Estadual de 2023 (CECUT). Sob o tema “Luta, direitos e democracia, que transformam vidas!”, o evento vai acontecer no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília, com massiva participação dos sindicatos filiados à Central.

Na programação, painéis temáticos expositivos sobre o mundo do trabalho, debates sobre a conjuntura local e nacional, além da aprovação do Plano de Lutas e eleição da nova diretoria da CUT-DF para o quadriênio 2023/2027. O CECUT contará ainda com ações para comemoração dos 40 anos da Central Sindical e aprovará o texto base com propostas para 14º Congresso Nacional da CUT ─ que acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

 

Na avaliação do presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, o CECUT deste ano será realizado em um dos momentos mais importantes para a classe trabalhadora. Depois da eleição de Lula para a presidência da República, as trabalhadoras e os trabalhadores do país vivem um momento de retomada dos direitos retirados no último período e avançam na construção de um Brasil mais justo e igualitário.

 

Rodrigues lembra que o último CECUT, que aconteceu em 2019, foi planejado enquanto Lula, um preso político, estava encarcerado em Curitiba. Naquele ano, o evento levou o nome de “Lula Livre”, um grito entoado pelo Brasil pedindo sua liberdade. Acaso do destino ─ ou não ─, em 8 de novembro, primeiro dia de evento, Lula foi solto, e a programação precisou ser repensada.

 

“Vivemos uma conjuntura bem mais favorável à classe trabalhadora, mas que, ainda assim, demanda muita mobilização. Os últimos anos foram marcados pelo ataque sistemático aos trabalhadores e à democracia do nosso país, e nós resistimos. Agora, com Lula presidente e a esperança de volta, precisamos reformular nossas estratégias de lutas para reconquistarmos aquilo que nos foi tirado e conscientizar cada vez mais a população para que não seja mais possível retiradas de direitos tão brutais como as vivemos”, afirmou Rodrigo.

 

CUT 40 anos

 

No dia 28 de agosto, a CUT ─ maior Central sindical da América Latina e uma das maiores do mundo ─ completa 40 anos, com uma história marcada pelo enfretamento combativo em defesa dos trabalhadores, da democracia, e com protagonismo nos principais eventos históricos do país. As comemorações da data contam com ações diversas.

 

Dentro da programação do CECUT-DF, ocorrerá o lançamento da revista “CUT 40 anos: casos e causos do movimento sindical no DF”, que conta histórias de luta e resistência, baseadas nas experiências pessoais e coletivas de entrevistadas e entrevistados que fizeram parte da construção, consolidação e dia a dia da Central no DF.

 

Já, na sexta-feira (25/8), a CUT-DF realizará o “Sextou nos 40”, um evento que deve reunir sindicalistas e militância CUTista para celebrar a história da Central. A atividade, que será embalada por muita música, acontecerá em frente à sede da CUT-DF, no Conic, a partir das 17h.

 

Além disso, a Câmara Legislativa do DF e a Câmara dos Deputados realizarão sessão solene em homenagem à Central. Na CLDF, a atividade é de iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), e acontecerá no dia 4/9, às 19h, no Plenário da Casa. Já no Congresso, a atividade é organizada pelo deputado federal Vicentinho (PT-SP) e ocorrerá, no dia 28/8, às 9h30, no Plenário Ullysses Guimarães.

 

“Serão diversas ações para celebrar o aniversário da nossa Central, que nasceu defendendo a democracia e o protagonismo da classe trabalhadora. Por isso, é importante a participação de todas e todos. Vamos comemorar a existência e a resistência do maior instrumento de luta de classes do Brasil”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

 

Veja a programação do CECUT 2023

 

MATÉRIA EM LIBRAS