Categoria vota pela continuidade da greve

Os professores e professoras deram a resposta para o descaso e o desrespeito do governador Rodrigo Rollemberg. Durante assembleia geral realizada nesta sexta-feira (23), na Praça do Buriti, a categoria votou, por unanimidade, pela continuidade da greve. O resultado da assembleia é uma resposta direta à proposta feita por Rollemberg. Em uma coletiva realizada às 8h, à imprensa, o governador anunciou um cronograma de pagamento dos reajustes para outubro de 2016, sem retroativo. A proposta foi recusada pela esmagadora maioria dos(as) professores(as) e orientadores(as) presentes na assembleia.

No mesmo momento que os professores realizavam a assembleia a Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu com o secretário de Educação, Júlio Gregório, para tratar da pauta de reivindicações da categoria. Finalizada a reunião os integrantes da comissão repassaram os pontos para a categoria, que declarou insuficiente a proposta do secretário.

Segundo a diretora Rosilene Correa, o cronograma apresentado pelo governo mostra um claro sinal de desrespeito com os professores. “O governo desrespeita o processo de negociação e a legitimidade da instituição que representa esta categoria. Um governador apresentar uma proposta para a imprensa e não para o sindicato é, no mínimo, uma provocação. Temos buscado a negociação, mas a postura do governo é de continuar na ilegalidade e desrespeitar a lei”, sinaliza a diretora do Sinpro.

Já o diretor Cleber Soares comenta que o Sinpro, em nenhum momento, recebeu uma proposta de cronograma. “O que o governador fez hoje foi provocar esta categoria. Desde o início de seu governo Rollemberg tem subtraído os direitos dos professores e a nossa reposta para isto é a luta. Não aceitaremos em hipótese alguma a perda de direitos trabalhistas e o desrespeito com esta categoria”, afirmou Cleber.

Além da continuidade da greve, a categoria também aprovou outros pontos:

– Não acatar a decisão da Justiça em considerar a greve ilegal;

– Rejeição à proposta de cronograma para outubro de 2016;

– Afirmação de que as propostas são insuficientes;

– Ato unificado para entrar com pedido de improbidade do governador Rollemberg.

Também foi aprovado o calendário de luta:

– 24 e 25 de outubro: Intensificar carros de som nas cidades

– 26 de outubro: Piquetes de convencimento (calendário sujeito a alterações)

– 27 de outubro: Assembleia geral, às 9h30.