Categoria se reúne em assembleia

Os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais presentes na assembleia realizada durante a tarde desta quarta-feira (27), na Praça do Buriti, aprovaram o calendário de mobilização. A próxima assembleia geral acontecerá no dia 21 de junho, às 14h30, na Praça do Buriti, com compactação de horário.
No conjunto das falas a diretoria do Sinpro deu informes relacionados à reunião realizada na tarde de terça-feira (26), entre representantes da Mesa Permanente de Negociação e do Governo do Distrito Federal. Entre os pontos abordados, o pagamento das pecúnias da licença-prêmio dos(as) professores(as) e pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais que se aposentaram entre julho e novembro de 2015 e os que se aposentaram em 2016. O GDF tem dificultado o pagamento da pecúnia destes profissionais, impedindo que eles usufruam deste direito após trabalharem mais de 30 anos na Secretaria de Educação do DF. O Sinpro tem insistido pela apresentação de um calendário de pagamento deste benefício, mas até o momento o governo não apresentou.
assembleia 27 2-01Uma nova reunião ficou marcada para o dia 5 de maio para tratar do pagamento das pecúnias. Outro ponto que será tratado na reunião do dia 5 é a Meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE), que é o eixo norteador da Campanha Salarial 2016. Esta meta deverá ser o motor das negociações e reivindicações, porque prevê valorizar os profissionais da Rede Pública de Educação, ativos e aposentados, de forma a equiparar seu vencimento básico, no mínimo, à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos com as demais carreiras de mesma formação do GDF.
A Mesa de Negociação ainda tratou do Plano de Saúde. O GDF disse que já estabeleceu o primeiro contato com a GEAP, que enviou as primeiras informações com o objetivo de firmar um possível convênio com a Secretaria de Educação. Sobre o auxílio-alimentação, o governo está fazendo o levantamento com sua área econômica para reajustar o auxílio ainda este ano, respaldado nos índices do INPC, levando em consideração o não reajuste dos últimos 24 meses. O GDF sinaliza que quer conceder este reajuste ainda no exercício de 2016.
Ainda foram tratadas a nomeação de orientadores(as) educacionais e de um novo concurso público para professores(as). O governo disse que está previsto um concurso para professores de educação básica e monitores ainda este ano, com expectativa de nomeação a partir de janeiro de 2017. Foram cobradas ainda a publicação do abono administrativo das faltas e das paralisações de 2015 e o avanço na discussão sobre o PL da GAEE, que o Sinpro, na última reunião, entregou uma proposta de redação.
Para a diretora Rosilene Corrêa, a categoria tem desafios enormes pela frente e somente a união e a mobilização de todos e todas garantirá a vitória. “Até aqui conseguimos muitas vitórias, mas ainda temos muito a avançar. Nossa campanha salarial é um dos pontos que merece atenção especial, porque não aceitaremos nenhum tipo de retrocesso. Precisamos que a categoria esteja em peso na próxima assembleia (21 de junho) para mostrar a este governo que lutaremos pela valorização dos professores e orientadores educacionais e pela manutenção dos nossos direitos”, finaliza a diretora do Sinpro.