Categoria prestigia peça Vozes da floresta: Chico Mendes Vive

Com interpretação da atriz Lucélia Santos e texto da jornalista e editora da Revista Xapuri, Zezé Weiss, a peça “Vozes da floresta: Chico Mendes vive” levou professores(as) e orientadores(as) educacionais ao Teatro dos Bancários nesse fim de semana. A peça conta a história de Chico Mendes do ponto de vista de Weiss, que, por sua vez, a escreveu, exclusivamente, para a interpretação de Lucélia.

O espetáculo exclusivo para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais sindicalizados(as) ocorreu no domingo (23), sessão das 18h, no Teatro dos Bancários. Antes disso, na quinta-feira (20/4), a atriz Lucélia Santos conversou com Rosilene Corrêa, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Iolanda Rocha, professora e ativista socioambientalista e membro da revista Xapuri; e Raimundo Kamir, coordenador da secretaria de Políticas Sociais do Sinpro, numa edição especial do TV Sinpro. Clique no link a seguir e confira o TV Sinpro Especial com Lucélia Santos: https://www.facebook.com/sinprodf/videos/783066949882155

A atriz encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes, três mulheres da resistência que dão o tom da peça. Elas intercalam seus sentimentos e paixões em narrativas que são a voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo, em essência, a sua própria história também.

No espetáculo, trechos inéditos de sua entrevista gravada há 34 anos são usados para retratar o ápice do conflito entre seringueiros e ruralistas. A persistência em resistir contra a derrubada da floresta onde vivia e trabalhava serviu e serve até hoje como exemplo para as gerações presentes e futuras. A peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia em cena, celebram e honram os ideais de Chico.

Clique no título, a seguir, e aprecie um pouco do texto da peça:  Vozes da floresta: Chico Mendes vive

MATÉRIA EM LIBRAS