Categoria escolhe delegação do Sinpro que irá participar do 14º CONCUT e 15º CECUT

A diretoria colegiada parabeniza os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais que participaram da Assembleia, realizada nesse sábado (17/6), para escolha delegados e delegadas que representarão a entidade no 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (14º CONCUT) e do 15º Congresso Estadual da CUT (15º CECUT).

A categoria mostrou, mesmo em dia de reposição de aula, estar engajada no fortalecimento da luta da classe trabalhadora e da central sindical que a representa. Na Assembleia, com participação de mais de 800 professores(as) e orientadores(as) educacionais, a Chapa 1 foi eleita com 96% dos votos.

Para o 15º CECUT, que será realizado em agosto, foram eleitos(as) 103 delegados(as) e 31 suplentes. Já para o 14º CONCUT, a ser realizado em outubro, foram eleitos(as) 34 delegados(as) e dez suplentes. A delegação ao 14º CONCUT irá eleger as direções da CUT Brasília e CUT Brasil.

A participação demonstra a importância da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública do Distrito Federal, principalmente no próximo período da história do País, que, a exemplo dos últimos anos, será marcado por lutas e resistências em razão do fato de o Congresso Nacional, o governo Ibaneis Rocha (MDB) e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) serem extremamente conservadores.

Diante desse quadro de conservadorismo neoliberal e atuação sistemática dos partidos e políticos da extrema direita nas duas Casas Legislativas federais e, no caso do DF, no Governo do Distrito Federal (GDF) e na CLDF, é preciso fortalecer a CUT, que terá papel fundamental na defesa da manutenção e na ampliação dos direitos da classe trabalhadora.

MATÉRIA EM LIBRAS