Carta de Natal com defesa do Estado democrático de direito e educação pública de qualidade marca encerramento da II Conape

 

A II Conferência Nacional e Popular de Educação 2022 (II Conape 2022) terminou nesse domingo (17/7) com a Carta de Natal, o documento final que norteará a luta do movimento docente no próximo período. A Carta apresenta uma plataforma de luta para o magistério, que busca mobilizar também a sociedade, em defesa do Estado democrático de direito, das instituições republicanas, da vida, da soberania do Brasil e popular, dos direitos e reafirma o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todes.

 

O documento, a ser divulgado posteriormente, foi aprovado no último dia da II Conape 2022, realizada entre os dias 15 e 17 de julho, em Natal, Rio Grande do Norte, com a participação de trabalhadoras(es) e estudantes de todo País. A II Conape foi denominada, em plenário, como “Conape da esperança”. A conferência foi organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE).

 

O Distrito Federal esteve presente por intermédio de uma delegação com 86 pessoas representantes do movimento estudantil, da educação superior, da rede privada e uma participação expressiva de representantes da rede pública de ensino.

 

O presidente em exercício da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, explica, em entrevista ao site da própria entidade, que a Carta, a ser divulgada posteriormente, é o documento final da etapa nacional da Conape, que aponta as reivindicações do setor da educação e as pautas do movimento de professores(as/es) e orientadores(as/es) educacionais para a reconstrução do Brasil, destruído pelos dois governos do golpe de Estado de 2016: Michel Temer e Jair Bolsonaro.

MATÉRIA EM LIBRAS