Carta aberta pela revogação do Novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio, que começa a ser implementado em todas as escolas brasileiras a partir deste ano para os(as) alunos(as) que concluíram o ensino fundamental e até 2024 se estenderá a todas as turmas, é a menos conhecida e a mais perversa das reformas já feitas a partir do golpe de 2016. Para os defensores do modelo, como Michel Temer, seu então ministro da Educação, Mendonça Filho, fundações e empresários do setor, o objetivo é acabar com a “escola chata”, dar ao estudante a possibilidade de escolha para que ele opte por uma formação profissionalizante. E mais do que isso: entregar um certificado do ensino médio regular e técnico profissionalizante ao final do curso.

No entanto, o(a) estudante terá sua formação básica ainda mais esvaziada. Para se ter uma ideia, história do Brasil não aparece no currículo repleto de menções ao marketing e empreendedorismo. E a profissional ficará muito aquém daquela mantida pela rede pública de ensino.

Em carta aberta, associações, centrais, confederações, federações, fóruns, redes de ensino, sindicatos e sociedades ligadas à educação pedem a revogação do Novo Ensino Médio. Clique aqui e confira a carta na íntegra: