Carreira de Assistência à Educação entra em greve, a partir do dia 19/9
Em assembleia realizada nessa quarta (13), os trabalhadores da Carreira de Assistência à Educação deflagaram greve, a partir da próxima terça-feira (19). Um novo encontro, ainda sem data definida, será realizado para avaliar o movimento.
Essenciais para a educação pública e de qualidade, os profissionais reivindicam o aumento da Gratificação de Incentivo à Carreira ao vencimento (GIC) e a reestruturação da carreira.
“Agora, mais do que nunca, a união se faz imperativa. É o momento de erguer-se com coragem e convicção, prontos para dialogar e advogar por uma transformação significativa na estrutura educacional vigente”, afirma o SAE-DF, sindicato que organiza a categoria.
Truculência
A assembleia realizada na última quarta (12) foi marcada por intensa mobilização da categoria, mas também pela ação truculenta da Polícia Militar do DF contra o grupo. Na ocasião, a PMDF utilizou gás de pimenta para dispersar uma passeata pacífica que acontecia em frente ao Palácio do Buriti.
O secretário-geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, destacou que “este é um momento trágico e inaceitável em nossa história”. “O uso de força excessiva contra professores e profissionais da educação, que estão lutando pelos seus direitos e por uma educação justa e igualitária, é uma afronta à democracia e aos valores que defendemos. Não vamos nos calar e continuaremos nossa luta pacífica, apesar desta repressão violenta”, disse.
Escrito por: CUT-DF