Cantor Duka Menezes leva pocket show e oficina a escolas públicas do DF

Três escolas da rede pública distrital receberão, nos meses de maio e junho, uma oficina de escrita criativa em poesia combinada com um pocket show de Duka Menezes, que é cantor, compositor, multi-instrumentista, poeta e escritor brasiliense que investe em seu trabalho solo desde 2017, atuando na cena musical e literária de Brasília.

Em 29 de maio, a oficina chega ao CEM 304 de Samambaia Sul; no dia 13 de junho, é dia do evento acontecer no CEM 3 de Ceilândia Norte. Finalmente, em 20 de junho, a oficina com pocket show acontece no CED 01 da Estrutural.

A oficina, ofertada aos alunos de ensino médio, é de curta duração, voltada para a escrita criativa, mas focada na parte poética. Serão vivenciadas dinâmicas em grupo para o destravamento da criatividade, jogos com palavras, entre outros tipos de atividades que visam mostrar aos estudantes como escrever poesia. Por fim, serão tratados temas sobre a avaliação e desdobramentos possíveis a partir das experimentações realizadas junto aos participantes da oficina.

O intuito é contribuir com a formação dos estudantes de forma criativa e sensível a partir da escrita, compreender como uma oficina pode atuar no desbloqueio criativo; na percepção dos estudantes sobre suas próprias escritas.

“A fera que gritou o amor” é uma pesquisa autoral de Duka Menezes. O conceito do EP passeia pelo Indie Rock, que nasce da necessidade do compositor de compartilhar com o mundo suas inquietações e seu pensamento poético. Entre suas referências de composição, estão a Música Popular Brasileira, o Pop e o Indie Rock.

O projeto é um diálogo entre a resistência, os afetos e a celebração do fazer artístico, e será executado em Samambaia, Ceilândia, Estrutural e Águas Claras, com o claro intuito de propor integração e sensibilização das comunidades, a fim de gerar impacto sociocultural por meio de arte educação, bem como promover contato dos estudantes com os artistas locais, e assim estimular a formação de novos artistas. Dessa forma, artistas, estudantes e comunidade celebrarão, juntos, em forma de resistência e arte, a música autoral produzida no Distrito Federal. É a síntese da força do artista contemporâneo que não hesita em produzir, sonhar e transformar o momento presente. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O álbum “A Fera que gritou o amor” está disponível nas plataformas de streaming.

Em julho, Duka se apresenta no Teatro dos Ventos, em Águas Claras, e faz o lançamento do videoclipe oficial.

E a escola que se interessar na oficina de Duka Menezes é só enviar email para dukamenezes.producao@gmail.com.