Campanha ‘Tributar os super-ricos’ promove debates sobre justiça tributária e trabalhadores

2022 08 16 lives tributar super ricos

 A “Campanha Tributar os Super-ricos” vai realizar nesta quarta (17) dois debates com transmissão ao vivo a partir das 19h. A primeira LIVE vai abordar o tema “Sistema fiscal para um país com justiça tributária” e vai trazer as principais propostas para contribuir com os debates políticos no período eleitoral de 2022. A segunda LIVE, que começará a partir das 20h, vai tratar do tema “Tributar os Super-ricos e a Elevação Artificial do IRPF sobre os trabalhadores”. Os debates serão transmitidos pelas páginas do Instituto Justiça Fiscal (IJF) no Youtube e Facebook, no perfil da página da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) no Facebook e em páginas de parceiros da Campanha. 

Na primeira LIVE, o IJF vai lançar um documento com propostas de sistema fiscal para um país com justiça tributária. O evento terá a participação: João Pedro Stédile, economista, integrante do MST e mediação: Marcelo Lettieri Siqueira, Conselho do IJF. 

A partir das 20h será transmitida a segunda LIVE da série “Que os super-ricos paguem a conta!”, que vai abordar os efeitos do congelamento da tabela do Imposto de Renda sobre os trabalhadores. Os convidados Juvândia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e Isac Moreno Falcão, presidente do Sindifisco Nacional, vão falar sobre o tema, que terá a medição de Walcir Previtale, bancário, responsável pela Secretaria de Estudos Sócio Econômicos da Contraf e coordenação da “Campanha Tributar os Super-ricos”.

Mudar para promover igualdade

“Este documento aponta alguns elementos para estruturar políticas fiscais e criar condições para a retomada da construção do Estado social previsto na Constituição Federal, de 1988, processo interrompido com a aprovação da Emenda Constitucional 95, em 2016, (Emenda do teto de gastos)”, adianta o presidente do IJF, o auditor fiscal Dão Real Pereira dos Santos.

Elevar a tributação sobre as altas rendas e as grandes riquezas, e reduzir os tributos sobre a renda dos trabalhadores e das pequenas empresas são uma síntese das proposições do IJF. Neste sentido, são reafirmadas as medidas que embasam a Campanha Tributar os Super-Ricos, acrescidas de outras iniciativas de natureza estruturante para o sistema tributário.

O documento propõe ainda uma série de sugestões em relação às políticas de investimentos sociais para melhorar a qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, favorecer o desenvolvimento social e econômico do país. Revogar a Emenda Constitucional 95, de 2016, para fortalecer o papel do Estado na promoção dos direitos sociais e de melhores condições para o desenvolvimento sustentável.

Com informações da Campanha Tributar os Super-ricos.

tributar 01

tributar 02

 

Fonte: CNTE