Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem aos 30 anos da CUT

Este ano, a maior representação de trabalhadores do país e a quinta da América Latina, a Central Única dos Trabalhadores, completa 35 anos de história. Para comemorar a data, na próxima segunda-feira (27), será realizada uma sessão solene na Câmara dos Deputados. O encontro acontece às 10h, no plenário Ulisses Guimarães.
A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Desde então, atua na disputa da hegemonia e das transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial, ocupando um lugar de destaque em meio às lutas e conquistas dos trabalhadores do campo e da cidade, do serviço público e da iniciativa privada.
A atividade requerida pelos deputados federais Vicentinho (PT/SP) e Érica Kokay (PT/DF), além de homenagear, também visa reafirmar o compromisso da Central de consolidar a democracia no Brasil e de defender os empregos, os salários e os direitos da classe trabalhadora.
“Foi através da unidade e da luta que chegamos neste nível de representatividade. Nossa bandeira será sempre em defesa da liberdade, da autonomia sindical e dos trabalhadores, resistindo contra todos os retrocessos. Seguiremos firmes, construindo um Brasil melhor para cada trabalhador e trabalhadora”, enfatizou o presidente interino da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.