Calendário Escolar 2019

O Sinpro e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) já concluíram o processo de negociação para a montagem do Calendário Escolar 2019. Concluída essa fase, aguardamos a publicação do processo no Diário Oficial para que o calendário possa ser divulgado para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais.
Para que a categoria possa se organizar, informamos que as férias coletivas ocorrerão do dia 3 de janeiro a 1º de fevereiro. É importante lembrar que os(as) professores(as) novatos(as), contratados(as) em 2018, terão direito a férias proporcionais, conforme o nosso Plano de Carreira (Lei nº 5.105/13). Para esse grupo a SEE informará as datas e o número de dias que cada um terá direito, salientando que as férias proporcionais serão usufruídas dentro desse período das férias coletivas.
Os(as) professores(as) e orientadores(as) se reapresentarão no dia 4 de fevereiro, e o primeiro dia letivo de 2019 será no dia 11 de fevereiro.
 
Participação da categoria
O Sinpro realizou uma enquete apresentando duas propostas de Calendário Escolar para serem avaliadas pela categoria. Com mais de 60%, os professores optaram pela proposta A. Foi a partir dessa escolha que o sindicato discutiu com a Secretaria de Educação a criação do calendário oficial.
O calendário oficial não ficou igual ao calendário A, mas a Secretaria de Educação levou em consideração algumas sugestões dadas pelas regionais de ensino.