Caderno de Educação debate revisão de conceitos na saúde do(a) trabalhador(a)

Capa_CadernoEducação_n22Objeto de pesquisa e estudos acadêmicos que subsidiam o movimento sindical na luta por direitos trabalhistas, a saúde do trabalhador foi tema central do Caderno de Educação nº 22 que, apesar de datar de janeiro a julho de 2010, trata-se de uma série atual, publicada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
O sexto artigo dessa edição remete o(a) leitor(a) ao debate sobre o conceito e as práticas na área de saúde do(s) trabalhador(a). Com o título “Rever conceitos, ressignificar a prática”, Manoel Messias Mello e Claudia Rejane de Lima mostram que este é um campo de atuação essencialmente político, no qual se confrontam interesses distintos, no âmbito institucional.
Ambos buscam mostrar também que os preceitos da medicina do trabalho e da saúde ocupacional permanecem intactos na legislação trabalhista e previdenciária e nos modelos de gestão da saúde dos empregadores, sendo necessário o controle social e a ampliação do poder de intervenção dos trabalhadores para a  regulamentação da negociação coletiva no serviço público, após a ratificação, pelo Brasil, da Convenção 151 da OIT.
Confira aqui o artigo. Boa leitura!