Caderno de Educação da CNTE debate o tema da avaliação escolar

Capa_CadernoEducação_n26O terceiro artigo do Caderno de Educação da CNTE n° 26, intitulado Políticas Educacionais em Debate, de julho a dezembro de 2013, intitulado “A avaliação escolar – Características e tensões”, de Ocimar Munhoz Alavarse, define as características da avaliação interna e da avaliação externa, destacando as tensões e discutindo a qualidade do ensino, as formas de medir o conhecimento, propondo às instituições responsáveis outros métodos de mensuração, como a meta-avaliação.
Alavarse tomou como base para a produção desse artigo uma palestra que ele realizou no Seminário Nacional de Especialistas, promovido pela CNTE, entre os dias 16 e 17 de maio de 2013, em Brasília. Doutor em educação e professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), em que coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).
Ele conta que, quando assumiu o cargo de coordenador pedagógico, em 1995, em uma escola de ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), na qual trabalhou até 2008, para assumir o cargo de professor na Universidade de São Paulo (USP), deparou-se com acirradas polêmicas, envolvendo questões sobre ciclos e promoção automática. “Na verdade, elas indicavam um debate sobre a conceituação e o lugar da avaliação no processo de escolarização. Isso acabou alimentando minha trajetória no mestrado e no doutorado, quando pude aprofundar investigações sobre a avaliação escolar, entre outros assuntos”, afirma.
Confira aqui, na íntegra, o artigo “A avaliação escolar – Características e tensões”. Boa leitura!