Cine Cultura no Liberty Mall apresenta o filme “1798 –  Revolta dos Búzios”

O Cine Cultura no Liberty Mall apresenta “1798 –  Revolta dos Búzios”, um filme de Antonio Olavo, que conta um pouco da história do povo negro e um dos principais marcos da história do Brasil. O filme está em cartaz entre esta quinta-feira (20), a partir das 16h30, e quarta-feira (26). Não perca! A Revolta dos Búzios, uma das maiores manifestações populares comandadas pelo povo negro que lutava pela democracia, exigindo direitos de igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros, ocorreu na Bahia, em 1798.

 

 

Em agosto deste ano, essa manifestação completa 226 anos, mas deixou seu legado de resistência e luta pela liberdade. Inspirados nos ideais iluministas da Revolução Francesa, centenas de homens negros se uniram para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e estabelecer uma república democrática, livre da opressão da escravidão.

No entanto, antes que pudesse ser efetivada, a revolta foi denunciada e seguida por uma “Devassa” implacável que marcou a cena política por 15 meses. Lideranças e outros participantes do movimento foram tachados de “conspiradores”, presos, degradados perpétuos, açoitados publicamente e alguns condenados à morte, como Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino, enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em Salvador, em 8/11/1799.

“1798 – Revolta dos Búzios” é dirigido pelo cineasta baiano Antonio Olavo e traz à luz esse episódio, curiosamente, sempre esquecido na História do Brasil. O filme é baseado nos detalhados “Autos da Devassa”: uma peça produzida no decorrer de um processo judicial que, no caso da Revolta dos Búzios, é um testemunho vivo dos acontecimentos da época. “A LIBERDADE É A DOÇURA DA VIDA”.

Tire seu ingresso! Toda quinta-feira professores(as) e orientadores(as) educacionais sindicalizados(as) ao @sinprodf pagam R$ 10 na entrada e têm direito a um acompanhante que também pagará o mesmo valor.

 

Confira o trailler:

 

Acompanhe a programação do Cine Cultura

Quinta é dia do Sinpro no cinema