Projeto realizado na EC 59 de Ceilândia leva música a estudantes
Desde 2019, a Escola Classe 59 de Ceilândia oferece um conjunto de atividades de musicalização infantil que ensina os e as estudantes a tocarem teclado, violão, flauta doce ou pequena percussão, além de canto coral. É o projeto Brasil Musicantes, realizado pelo banco Daycoval em diversas cidades brasileiras onde o banco tem agências.
Além da educação musical, o projeto busca contribuir para que o ambiente escolar seja acolhedor e cativante, incentivando a sensibilidade e o trabalho em conjunto para uma convivência harmônica entre estudantes, profissionais do Magistério e comunidade escolar. Um ambiente feliz é mais próprio para que os aprendizados se desenvolvam.
Segundo a professora Liliane Abreu Oliveira, supervisora pedagógica da EC 59, o projeto é muito querido na escola: “Ele ajuda na criatividade, concentração e disciplina dos estudantes, qualidades que estão diretamente relacionadas com as propostas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula”, diz ela.
A diretora da escola, Renata Olívia Campos, concorda. Ela considera que estimular a percepção musical por meio da introdução de novos ritmos e letras contribui para o respeito às diferenças: “É um projeto riquíssimo, no qual as crianças ficam felizes e estimuladas”, afirma ela.
Quem realiza as atividades de musicalização é a estagiária de música Sofia Dias Ferreira. Para Henrique Delicio, psicólogo, músico e dramaturgo, consultor do Brasil Musicantes no Banco Daycoval, a palavra mais importante para definir o projeto é felicidade: “Às vezes, uma canção do folclore, uma orquestrinha de flauta doce, um coral infantil transforma tudo ao redor numa dimensão tão sincera e sublime de felicidade entre as pessoas”, destaca. O projeto Brasil Musicantes faz parte das ações de responsabilidade social do banco, e alcança, Brasil afora, mais de 3 mil estudantes de 06 a 14 anos.