Bancários convidam sociedade para lutar contra a ganância dos bancos

Muita arte e animação deram o tom da Campanha Nacional dos Bancários 2015 lançada nesta sexta-feira (21), no Setor Comercial Sul (SCS). Entre outras atrações esquete de teatro, apresentação de mímicas e show de rock.

Com o tema “Você no aperto e os bancos não param de ganhar”, a campanha quer denunciar a ganância dos banqueiros. “Os bancos sugam IMG_8285a qualidade de vida da categoria e o dinheiro de toda a nação. Basta ver os juros exorbitantes que cobram sem oferecer um serviço digno. No ano passado, em apenas quatro bancos, foram mais de 60 bilhões de lucros. A população e os trabalhadores pagam a conta e ficam no aperto”, discursou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Participaram do ato, os diretores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), respectivamente, Jacy Afonso e Enilson Silva, além de diretoras e diretores da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e do Sindicato dos Bancários.

“Com crise ou sem crise, banqueiros continuam ganhando. Os bancos seguem batendo recordes em lucros, explorando à fundo os bancários e os usuários, favorecidos pela política de juros altos do governo. Os ganhos nos primeiros quatro meses do ano foram 40% superiores a igual período do ano passado. Mesmo assim, os banqueiros resistem em 1440186211illustrao-campanha-2015-vampiro-sugadoresweb2abrir empregos e dividir melhor o bolo, deteriorando as condições de trabalho e de atendimento à população. Só é possível alterar esse quadro com o vigor e a unidade dos bancários”, afirmou Jacy Afonso.


Arte na luta dos bancários

“A arte sempre acompanhou o Sindicato nas lutas pela categoria e por melhorias para a sociedade”, lembrou Araújo ao parabenizar os artistas que abrilhantaram o evento na Praça do Povo.

Além de se informar qual o mote da campanha deste ano, bancários e pessoas que passavam no local conheceram um pouco mais da vida dos bancários que enfrentam uma rotina caótica para cumprir as metas abusivas impostas pelo banco e que, por isso, precisam se unir e procurar o Sindicato para conhecer e lutar por seus direitos. O tema fez parte da interpretação cômica dos atores Fabiana Kami e Marcos Pavi.

O público também curtiu a performance do mímico Miquéias, que tem traduzido o sofrimento da categoria bancária desde a década de 1980. O rock, levado pela banda Down Jones, foi o ritmo escolhido pela organização para despertar os bancários para a importância da campanha que tem a missão de percorrer as agências bancárias do Distrito Federal, mobilizando toda a sociedade contra a sanha dos banqueiros.

IMG_8452Campanha multimídia 
Com transmissão diretamente no local do evento, os programas da TV Bancário e da TV Comunitária fazem parte do pacote multimídia que irá colocar nas ruas a Campanha Nacional contra os “sugadores”.

Foram entrevistados o presidente do Sindicato e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese), Max Leno de Almeida. Araújo falou sobre os eixos da campanha e Max Leno contextualizou a situação econômica atual, com foco na lucratividade dos bancos e quais as perspectivas para a luta que se inicia.

Um boneco em forma de cofre ilustrou a atuação dos bancos na economia brasileira. Cartazes, faixas e panfletos enfatizaram qual a fórmula usada pelos banqueiros para aumentar o lucro: assédio moral, tarifas altas, metas abusivas e demissões.

“Leiam o material que está sendo distribuído pelo Sindicato. Se a gente não souber dos nossos direitos para defendê-los, continuaremos sendo oprimidos. Vamos ficar espertos e entrar juntos nesta luta”, convidou Araújo.