Em mais uma demonstração de autoritarismo, governo volta a acionar a Justiça e orienta CREs a corte de ponto

Em uma nova demonstração de truculência e de autoritarismo, o governador Ibaneis Rocha acionou a Justiça, mais uma vez, para punir a greve de professores(as) e orientadores(as) educacionais. O governo solicitou dobrar a multa diária imposta ao Sinpro pela paralisação (que é de R$ 300 mil e irá, se deferido, para R$ 600 mil) e o bloqueio (ou seja, o não repasse) de todo o valor das contribuições sindicais mensais para o sindicato, buscando inviabilizar a organização da luta da categoria.

Na segunda (22), a Secretaria de Educação emitiu memorando orientando o corte de ponto dos servidores e servidoras em greve. Todas essas iniciativas mostram que o governo de Ibaneis Rocha não respeita o direito de greve e se movimenta para não ter que negociar!

Foi a greve que fez com que o governo, finalmente, negociasse com a categoria e apresentasse uma proposta. Agora, essa proposta está cumprindo os trâmites democráticos do movimento, sendo debatida pelo conjunto dos profissionais do magistério em seus fóruns adequados. Nesta segunda, houve quatorze assembleias regionais. Quinta-feira acontecerá uma nova assembleia geral.

O Comando de Greve dos professores(as) e orientadores(as) educacionais já afirmou e reafirma que quem decide o fim da greve é a categoria em suas assembleias. A solução para o impasse está nas mãos do governo, não por meio do Poder Judiciário, mas sim, por meio da negociação! Para isso, é fundamental que na reunião desta quarta o governo traga avanços sobre a proposta apresentada.

Nesta terça (23) às 17h haverá reunião virtual com gestores e gestoras das escolas públicas. Pauta: greve da educação.

E, quinta-feira, 25 de maio, às 9h30, todas e todos à assembleia geral no estacionamento da Funarte! É muito importante que nossa assembleia seja grande e forte para respondermos aos ataques do governo e decidirmos os rumos do movimento!

MATÉRIA EM LIBRAS