Audiência pública na CLDF discute calendários das redes pública e privada

Na manhã desta quinta-feira (5) ocorreu uma audiência pública, chamada pelo presidente da Comissão de Educação da CLDF, Reginaldo Veras, no auditório da Casa. Estiveram presentes representantes do Sinepe/DF (Sindicato das Escolas Particulares), Sinproep-DF (Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino), Aspa-DF (Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino), Fábio Pereira de Souza (Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional do GDF) e a representando o Sinpro, a diretora Berenice Jacinto.
A pauta do encontro foi a unificação do calendário das redes pública e privada. Também estavam no auditório professores(as) da rede pública e privada, assim como empresários do setor. No debate foram apontadas as diferenças dentre os dois setores (como por exemplo, na forma de contratação e nas propostas pedagógicas).
Berenice afirmou que o assunto é importante, pois abre uma discussão que aponta para um caminho pelo qual é possível conciliar os calendários entre as escolas (começando entre as próprias instituições de ensino privado), na tentativa de que os descansos/recessos dos estudantes das escolas particulares sejam semelhantes aos da rede pública.
“As diferenças de contratação, da livre organização de cada trabalhador(a), podem ser dificultadores na discussão dos calendários se coincidirem. Temos especificidades da rede pública que são diferentes da rede privada. Nós, da rede pública, construímos o calendário escolar ouvindo a comunidade e resguardando os direitos trabalhistas da categoria. E claro, reafirmamos o princípio da LDB (Leis e Diretrizes e Bases) da livre organização do calendário, observando os 200 dias letivos”, disse a diretora do Sinpro.