Audiência pública na Câmara Legislativa debateu o retorno presencial às escolas

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa realizou audiência pública na noite de quinta-feira (5), para debater a volta às aulas presenciais no DF. O evento foi convocado pela presidenta da comissão, deputada Arlete Sampaio, e aconteceu de forma remota.

Convidada, a Secretaria de Educação (SEE-DF) não compareceu. Os parlamentares lamentaram a ausência, uma vez que o momento exige diálogo permanente e haveria muitas questões a serem respondidas pelo governo. Em suas intervenções, os deputados Leandro Grass e Fábio Félix, além de Arlete, destacaram que a ação do GDF tem sido insuficiente para garantir a segurança da comunidade escolar.

A diretora do Sinpro Rosilene Corrêa foi uma das participantes da audiência. Segundo ela, no momento, há “um exercício para a volta presencial”, que pode não vigorar. Rosilene enfatizou que, se não houver compromisso do governo com a segurança da comunidade escolar, a categoria poderá reavaliar a volta presencial na próxima assembleia, marcada para a quarta-feira, 11 de agosto. Professores(as) e orientadores(as) educacionais definiram um Calendário de Alerta e Monitoramento para acompanhar atentamente as condições das escolas e das atividades neste retorno presencial.

De olho
Para fiscalizar as unidades escolares e receber relatos e denúncias de problemas que surgirem com a volta às aulas presenciais, a CESC criou o Comitê de Monitoramento de Retorno às Aulas Presenciais na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, que será integrado pelo Sinpro, OAB, Fórum de Saúde Distrital e outras organizações da sociedade civil.

Os relatos e as denúncias poderão ser feitos por qualquer membro da comunidade escolar. Para isso, basta acessar a linha direta com o Sinpro-DF pelo WhatsApp (61) 99959-0105 ou com a CESC/CLDF pelo o WhatsApp da (61) 98450-8155. Também é possível entrar em contato com o Comitê pelo e-mail cesc@cl.df.gov.br.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS