Audiência pública faz homenagem à UnB pelo projeto Vida e Água para as ARIS

A Universidade de Brasília (UnB) será homenageada por meio de uma Audiência Pública em reconhecimento ao trabalho realizado pelo projeto Vida & Água para ARIS durante a sindemia da Covid-19. O evento será realizado nessa sexta-feira (25), às 10h, no Plenário 3, Anexo II, da Câmara Federal. A audiência será transmitida ao vivo pelo Canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

O projeto é uma iniciativa que tem o objetivo de chamar a atenção e mobilização de políticos, eleitores, da sociedade em geral e da opinião pública sobre a gravidade da situação, em termos de violação dos Direitos Humanos e Sociais, que vivem as pessoas moradoras das 47 Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS). Por definição, segundo o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), as ARIS são constituídas de moradores de baixa-renda, ou seja, pessoas que ganham até 5 salários mínimos. Essas áreas sofrem com o descaso do Estado e foram identificadas e caracterizadas pela Lei Distrital do PDOT desde 2009, em conformidade e cumprimento do Estatuto das Cidades de 2003 e da Constituição Federal de 1988.

Neste ponto, cabe ressaltar que o projeto Vida & Água para ARIS, da UnB, em execução desde abril de 2020, apurou dados e informações inéditas sobre as ARIS, muitas delas em consonância com os dados oficiais da própria CAESB. Segundo esses estudos, as 47 ARIS no DF convivem hoje com um total de 200 mil pessoas sem acesso à água potável e tratada, em plena sindemia da Covid-19 no DF, caracterizada pelo agravamento socioambiental. A situação foi agravada pela concentração de casos de dengue e outras doenças, que nas ARIS vem impulsionando os indicadores de mortalidade e contaminação por serem áreas com pouca presença do Estado por meio de seus equipamentos públicos.