Audiência pública em defesa da nomeação de orientadores educacionais

O Sinpro esteve presente na Audiência Pública realizada na última quarta-feira (24), no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Com o tema Todos pela Educação!, a audiência teve como objetivo cobrar a nomeação dos(as) orientadores(as) educacionais aprovados no último concurso público (2014) e contou com a presença de deputados(as) distritais, da comunidade escolar, além de representantes da sociedade civil e do meio sindical.

Em reunião com o Sinpro no dia 12 de fevereiro, o governador Ibaneis Rocha se comprometeu com a nomeação de 468 orientadores(as) até o limite de validade do concurso, em 7 de maio, promessa não cumprida em sua totalidade. De acordo com a Comissão dos Orientadores Educacionais, 527 pedagogos(as) ainda aguardam nomeação.

Para a diretora do Sinpro Rosilene Corrêa, o GDF deve ter um cuidado especial com os orientadores, pois além da demanda ser grande, o concurso vencerá nos próximos dias. “No dia 11 de março 234 orientadores foram nomeados, e isso é fruto da luta do sindicato e desses educadores. Nossa luta é para zerar este número. Essas nomeações são fundamentais para diminuir o déficit nas escolas e para que tenhamos uma educação pública de qualidade”, salientou Rosilene.

No final da audiência o deputado Rodrigo Delmasso, vice-presidente da CLDF, solicitou alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, para que fosse possível ter o orçamento necessário para a contratação dos(as) aprovados(as).

O dia 7 de abril é a data limite desse concurso e a não nomeação desses(as) orientadores(as) será uma demonstração de total desrespeito e irresponsabilidade do governo para com a escola. Essas nomeações são um dos investimentos que o GDF pode fazer na educação.

A luta pela nomeação dos(as) concursado(as) do magistério público é tarefa de todos nós, e o Sinpro continuará empenhado na nomeação da segunda remessa de orientadores(as).

O sindicato tem reunião agendada com o governo no dia 30 de abril e tão logo tenhamos informações publicaremos na página e redes sociais do Sinpro.