Professora e pedagoga aposentada da SEE-DF torna-se atriz
Professora de Educação Infantil e pedagoga aposentada da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF), Rosângela Ventura, estreou como atriz, no dia 23 de maio, no Centro de Ensino Médio nº 304 de Samambaia (CEM 304 de Samambaia), com a peça “O caso do espelho”. Inspirada no texto de mesmo título do escritor, ilustrador e pesquisador brasileiro, Ricardo Azevedo, a peça traz a comédia como gênero e foi dirigida pelo professor de interpretação Wellington Fagner, do curso de atuação.
A peça foi apresentação única para duas turmas de 3º Ano do Ensino Médio da escola, com exploração pedagógica do texto envolvendo os(as) estudantes, com diálogo sobre a profissão de atriz e ator, tirando dúvidas para inserir na área e, em seguida, realizou a apresentação solo da adaptação do conto.
Rosângela sempre cultivou o sonho de atuar no teatro como atriz e nas passarelas como modelo. Bastou se aposentar, em 2020, para tornar seu sonho em realidade. Após atuar como modelo, a professora/pedagoga e ex-diretora do CEM 304 de Samambaia está disponível para atuar nas TVs e no cinema. Ela fez vários cursos on-line na escola de Wellingon Fagner e, agora, atua profissionalmente.
“Escolhi o conto de Ricardo Azevedo pelo fato de existir a sensibilidade da ingenuidade de muitas pessoas e por se tratar de uma comédia. Esse conto nos permite imaginar algo inexistente no cotidiano dos estudantes e das estudantes do Ensino Médio, como a roça, os caipiras, e uma visão em meio a muita simplicidade e leva a imaginar as três personagens principais do conto. Isso é arte: imaginar, observar, criar. No conto, os personagens não conhecem espelho. Somente se dão conto no final após muita confusão”, explica a professora aposentadas.
Ela ressalta que sempre valorizou a leitura, “e esse conto apesar de representar pessoas simples, ensina sobre diversidade de cultura. Trata-se de uma comédia, o que facilita o estudo e apresentação em teatro”. A ex-diretora do CEM 304 de Samambaia sempre apresentou peças nas escolas em que trabalhou. “Inclusive, ainda como supervisora do CEM 304, fiz muitas apresentações nas coletivas junto ao grupo docente. Enquanto gestora da mesma escola, incentivei a participação dos estudantes e das estudantes em diversos concursos voltados à dança, teatro, música etc.”, informa.
Confira, no print de WhatsApp, o depoimento de uma estudante do 3º Ano do CEM 304 de Samambaia que assistiu à peça.
A peça faz parte da construção do seu portfólio, instrumento necessário para que a professora aposentada retire seu registro de atriz na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Trata-se de um registro importante para ela conseguir trabalhos nas redes de televisão e no cinema. “Como iniciei agora as apresentações, terei que ter outros trabalhos a estudar para apresentar”, diz .
Confira também as imagens e vídeo da interpretação teatral da nova atriz brasiliense Rosângela Ventura nas redes digitais do Sinpro-DF: https://www.facebook.com/share/p/c8fUPJw9qeyjVj2x/?mibextid=oFDknk