Ato político de abertura da Conape com marcha da educação

Dando início aos eventos do dia da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), uma grande marcha pela educação tomou conta das ruas do bairro Tirol, em Natal (RN), na tarde desta sexta-feira (15/7).

Às 14:30, os(as) participantes da Conape se reuniram em frente ao Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha. Houve participação de orquestra de frevo e de grupo de Maracatu.

A delegação de Brasília esteve presente na marcha, que contou também com a participação do presidente licenciado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e do presidente em exercício da entidade, Roberto Leão.

Também participaram da marcha a governadora Fátima Bezerra e a ex-senadora pelo PT de Rondônia Fátima Cleide.

A caminhada seguiu até a Praça da Árvore, em Mirassol, onde ocorreu o ato político com apresentações culturais.

A II Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2022 acontece entre os dias 15 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Natal. O evento tem objetivo a defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE), do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.

O tema dessa edição é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.