Ato nacional pela Educação na terça-feira (5)

A Central Única dos Trabalhadores – CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE estão organizando um protesto nacional do Magistério na terça-feira (5), momento em que os professores realizarão ato público nas respectivas câmaras municipais em solidariedade aos professores do Paraná. O objetivo é denunciar a brutal repressão promovida contra os educadores pelo governador Beto Richa (PSDB).
No DF, o protesto será às 10h30 em frente à Câmara Legislativa, onde a categoria deverá usar roupas pretas.
É importante ressaltar que aqui também vivemos um clima nebuloso, vez que tramita na Casa o PL da Mordaça, promovido pela deputada distrital Sandra Faraj (SD-Solidariedade), contrário ao pluralismo de ideias no ambiente acadêmico.
Na outra ponta, o Executivo se arvora com a Circular nº 11/2015, que institui a censura nos espaços escolares.
No caso desta circular, o próprio governador Rollenberg a considerou um “equívoco”. No entanto, o secretário de Educação, Júlio Gregório, alardeou aos quatro ventos que irá reformular o documento ao invés de revogá-lo. O Sindicato entende que a democracia é por inteiro. “Não há democracia pela metade. Temos ou não temos. A Educação não vai se submeter a este tipo de coisa. Os professores sempre lutaram, e vão continuar lutando, pela democracia, pelos direitos e por uma escola pública de qualidade – que passa por investimentos a serem feitos e pela valorização da carreira”, destacou a diretoria do Sinpro.
Para esta atividade da terça-feira, o Sinpro orienta a categoria a reduzir o horário nos dois turnos, matutino e vespertino, da seguinte forma:
>>> Matutino, de 7h30 às 10h;
>>> Vespertino, de 15h30 às 18h.
Importante: as plenárias regionais do Gama, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II, que ocorreriam na terça-feira (5), serão transferidas para o próximo dia 19, porém mantendo os locais e horários.