Milhares de pessoas participam de atos “Sem Anistia” em todo o país
Milhares de pessoas foram às ruas na terça-feira, 10 de dezembro, em mais de 40 cidades do norte ao sul do país para participarem dos atos “Sem Anistia”. Os atos foram convocados pela CUT, pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, e outros movimentos sociais; e realizados nessa data em alusão ao Dia Mundial dos Direitos Humanos.
Os manifestantes pediram punição para os que vandalizaram as sedes dos Três Poderes, tentaram dar um golpe de Estado, além de planejarem os assassinatos do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A mobilização ocorreu em um momento em que se investiga o envolvimento de lideranças políticas e militares em uma tentativa de golpe que culminou nos ataques de 8 de janeiro.
No DF, o ato aconteceu na Praça Zumbi, no Conic, centro de Brasília. O presidente da Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF), Rodrigo Rodrigues, destacou que o ato relacionou democracia e justiça social. “Não dá para perdoar aqueles que atentaram no 8 de janeiro. Não dá para perdoar aqueles que tramaram um golpe com o assassinato do presidente, seu vice e um ministro da Suprema Corte para que, com isso, impusessem uma ditadura no nosso país. Não vamos aceitar de volta uma ditadura daqueles que nunca aceitaram a democracia no Brasil”, diz Rodrigues.
* Com informações da CUT Brasil e do portal Brasil de Fato DF.