Atletas do Centro Educacional do Lago se destacam em competições

Alunos (as) do Ensino Médio do Centro Educacional (CED) do Lago conseguiram recentemente excelentes resultados em competições no DF no vôlei feminino, ginástica artística e parkour.

Nos dias 8 e 9 de junho, ocorreu a Copa Brasília de Ginástica. A escola foi representada por sete atletas no total, sendo três participando da ginástica artística nível iniciante (Geovanna Emanuelle dos Santos Pinheiro, Ana Cláudia Bezerra de Azevedo e Ester Felipe Oliveira Silva) e quatro participando do parkour (Gabriel Venturini Lagasse, Nicolas Ferreira da Silva, Pedro Francisco Pereira Santana e Lucas Vieira Santos), sendo um deles no nível avançado e três no intermediário. Todos receberam medalha de ouro e alcançaram a nota para o primeiro lugar. 

“O processo foi desafiador, a falta de equipamento foi o maior empecilho. Mas conseguimos improvisar com o que tínhamos à disposição na escola. Para o parkour usamos as mesas da cantina como obstáculos, e para a ginástica artística usamos apenas alguns Tatames Eva que a escola já tinha. No dia anterior ao evento, a academia de ginástica Vup nos emprestou um trampolim, e às vésperas do evento as meninas aprenderam o salto que deveriam apresentar no torneio”, conta Cleber Rosa de Siqueira Campos, Professor de Educação Física

A carga de treino também foi um fator desafiador, pois era através de uma disciplina eletiva. E a preparação foi feita durante as aulas. “Apesar de termos pouco tempo, os alunos que foram para a Copa Brasília se empenharam bastante e tiveram 100% de produtividade em cada minuto da aula. Por isso que as meninas conseguiram realizar a série de solo com poucas deduções, e os meninos conseguiram realizar os circuitos com maestria”, relata o educador.

O evento

A Copa Brasília é realizada nos moldes dos torneios profissionais. Os atletas do parkour realizam dois circuitos. Um de habilidade, que avalia a execução dos movimentos e a passagem pelos obstáculos de acordo com movimentos obrigatórios previstos por regulamento específico, e outro circuito de velocidade onde o atleta precisa realizar com o menor tempo possível a pista de obstáculos.

As atletas da Ginástica Artística Feminina apresentam uma série de solo composta por elementos acrobáticos e artísticos, e são avaliados a execução dos elementos obrigatórios e o seu desempenho artístico. E apresentam também o aparelho salto, que é avaliado pontos como o alinhamento corporal, altura e dinamismo do salto.

A escola estuda formar uma equipe de ginástica. “No momento não temos uma equipe formal, mas apesar de termos pouca estrutura para essas modalidades específicas, estamos avaliando a possibilidade de abertura de equipes de treinamento. E para isso precisamos ainda lidar com questões logísticas como carga horária de treino, sem prejudicar as atividades pedagógicas, uniformização das equipes, e equipamentos específicos. Apesar disso, temos esperança de conseguirmos encaixar esses pontos para colocar a escola nesse cenário”, diz Cleber.

Equipe de vôlei feminino se classifica 

O time feminino de vôlei da escola (categoria 15 a 17 anos) se classificou para a fase distrital dos Jogos Escolares, em agosto, após alcançar as quartas de final na fase preliminar, disputando 5 partidas. Agora, a equipe está entre as 24 melhores do DF, sendo a única da rede pública do Plano Piloto dentre elas. “É a única escola pública da regional do Plano a alcançar a fase de quartas de final, devido ao Plano Piloto ter muitas escolas particulares que investem muito na modalidade no vôlei, inclusive dando bolsa de estudo para as melhores atletas e ao fato da equipe atual campeã e vice distritais serem do Plano Piloto, chegar nesta fase é um fator muito importante, devido a toda concorrência que existe dentro da regional”, atesta José Sérgio Garcia Vieira, Treinador das Equipes de Treinamento

De acordo com ele, “o grande desafio foi implementar uma metodologia de treinamento, um trabalho que ocorreu a longo prazo e gradualmente passou a gerar resultados. A base da equipe de 2024 mescla alunas que já faziam parte da equipe com atletas que ingressaram na escola neste ano. A manutenção de atletas na equipe favoreceu a adaptação das novas e o auxílio das que já estavam criou um ambiente propício para que as novatas se adaptassem com a metodologia de treinamento e a forma de jogar. As meninas estão eufóricas e muito ansiosas para disputar os jogos distritais, encarando como uma grande oportunidade para se desenvolver ainda mais na modalidade e alcançar grandes resultados”.

Para ver as fotos no álbum do Facebook do Sinpro clique aqui.