Assista à primeira live da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Capturar

“As contradições do ‘projeto educacional’ em vigor” foi o tema da live que abriu a 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, realizada na noite desta segunda-feira (24). O presidente da CNTE, Heleno Araújo, apresentou reflexões sobre avanços e retrocessos na implementação de políticas educacionais no País.  

“A falta de vontade política dos governantes impede a aplicação do projeto de educação que nós defendemos. Em um país onde 80 milhões de brasileiros ainda não concluíram a educação básica, estamos muito longe de cumprir o que está na Constituição Federal”, lamentou.

O presidente da CNTE listou os aspectos contraditórios na implementação de políticas públicas de educação, em cinco áreas: 1) financiamento educacional; 2) o direito à educação com gestão democrática; 3) terceirização de funcionários; 4) avaliação da qualidade do ensino público; e 5) aplicação dos princípios básicos da Constituição Federal.

“Apesar de uma das metas do Plano Nacional de Educação estabelecer a destinação de 10% do Produto Interno Bruno (PIB) para a educação pública, a emenda constitucional 95/2016 limitou a capacidade de investimento por parte da União e dos Estados”, exemplificou.

O presidente da CNTE também criticou a fragilidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É um índice precário, pois não está vinculado a nenhuma legislação vigente, além de restringir à avaliação de apenas de apenas três aspectos: português, matemática e taxa de aprovação. A atual forma de avaliar é incoerente”, diz.

Assista à gravação da live no link, abaixo.

Fonte: CNTE