Assembleia define pauta de reivindicações da categoria
Professores, professoras, orientadores e orientadoras educacionais da rede pública de educação do DF aprovaram a pauta de reivindicações da categoria em assembleia realizada neste sábado, 20 de abril, no auditório da Câmara Legislativa.
A última atualização do documento havia sido feita em 2018. A pauta de reivindicações do magistério público é o documento que orienta a atuação da comissão de negociação do Sinpro junto ao GDF, e contém tanto pontos econômicos quanto pedagógicos.
O primeiro ponto da pauta de reivindicações destaca e reforça a luta pelo cumprimento da meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE), equipara o vencimento básico de professores e professoras à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF de escolaridade equivalente. Essa tem sido uma luta prioritária do Sinpro desde a aprovação do Plano, em 2015.
Para Berenice Darc, diretora do Sinpro que compôs a mesa de organização dos trabalhos, a assembleia foi vitoriosa: “Nossa categoria se debruçou sobre sua pauta de reivindicações e deliberou de forma unitária, mostrando que é o processo democrático que nos fortalece”, destacou Berenice. “A assembleia mostrou que a categoria está unida em torno de suas reivindicações, com toda disposição para construir uma campanha salarial potente e conquistar vitórias”, afirmou a diretora do Sinpro Márcia Gilda.
A íntegra da pauta de reivindicações aprovada em assembleia será disponibilizada pelo Sinpro nesta segunda-feira (22).
19,8% já!
Na primeira assembleia geral do ano, realizada dia 20 de março, professores(as) e orientadores(as) educacionais aprovaram para a campanha salarial 2024 o índice de reajuste salarial de 19,8%. O índice repõe as perdas inflacionárias geradas de janeiro de 2019 a dezembro de 2023.
Além desse item, também são pontos centrais da campanha salarial a luta permanente pelo cumprimento da meta 17 do PDE; o cumprimento integral do acordo de greve firmado em 2023; e investimento na educação pública.
>>> Saiba mais: CAMPANHA SALARIAL 2024: 19,8% JÁ! RUMO À META 17
Próxima assembleia
A próxima assembleia geral do magistério público do DF será dia 22 de maio, quarta-feira, com paralisação. Nessa data, acontecerá a Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília, e nossa assembleia se unirá a ela.
Entre abril e maio, haverá atos regionalizados, direcionados a demandas locais de cada regional de ensino.
MATÉRIA EM LIBRAS