Entenda por  que o auxílio saúde não aparece no seu contracheque

“Cadê meu auxílio saúde?” Essa é a pergunta que a categoria tem feito nas redes sociais, e, muitas vezes, deduzindo que houve uma redução salarial. Em recente matéria divulgada no site, intitulada “Gaped/Gase: veja como ficarão as tabelas salariais a partir de outubro/2023”, o Sinpro lembra que o auxílio saúde foi incorporado ao vencimento em abril de 2022.

Contudo, após essa incorporação, a linha “auxílio saúde” continuou aparecendo nos contracheques sob novo código, atualmente, no valor de R$ 212,00. Conforme era previsto, com a incorporação da primeira das seis parcelas da Gaped/Gase, na Folha de Pagamentos do mês de outubro, essa linha do auxílio saúde, finalmente, deixou de existir. Isso ocorre porque esse valor – que já faz parte do vencimento desde 2022 – migrou, definitivamente, para a linha do vencimento no contracheque.

Essa situação tem gerado dúvidas e muitos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais têm interpretado o contracheque de forma equivocada. Ao não visualizarem a linha do auxílio saúde no contracheque, deduzem que, com essa ausência visual do valor do benefício, houve uma redução salarial. Portanto, não foi isso que aconteceu, ou seja, não houve nenhuma redução salarial.

MATÉRIA EM LIBRAS